dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Safra    
Fórum de soja dá dicas para alcançar altas produtividades
Durante evento, vencedores do Desafio, profissionais da Coodetec e do CESB apontaram caminhos para aumento da produção de soja
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Coodetec
17/09/2012

“A lavoura precisa ser vista como um laboratório pelo produtor rural.” Esta foi a frase utilizada, por mais de uma vez, pelo consultor técnico da Fazenda Mutuca, Ivo Claudino Frare, durante o 3º Fórum Regional de Produtividade de Soja, realizado quinta-feira passada, 13, na sede da Coodetec, em Cascavel. Frare e o produtor, Ely de Azambuja Germano Neto, de Arapoti/PR, foram os primeiros colocados da região Sul, no Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2011/2012.

Para os responsáveis pela Fazenda Mutuca, que alcançou 103,11 sacas por hectare, não há uma receita exata para o sucesso. “Os resultados dependem de cada talhão e de cada época. O produtor precisa apostar no planejamento, saber qual clima enfrentará, se La Niña ou El Niño, e investir em sementes de alta qualidade fisiológica e sanitária”, detalhou Frare. Ainda, segundo ele, o fator número um para a alta produtividade é o arranjo populacional de plantas por hectare. “O espaçamento entre linhas tem um impacto grande no resultado final. É necessário fazer muitas análises. Nós identificamos que reduzir o espaçamento entre as linhas de plantio garantiu maior produção em mais de 80% dos casos”. Na Fazenda Mutuca, na área de 7,6 hectares inscrita no Desafio, o plantio foi feito com 40 centímetros entre linhas.O proprietário da Fazenda, Ely de Azambuja Germano Neto, comentou também que o produtor precisa acreditar na assistência técnica. “O sucesso da lavoura também depende do apoio técnico competente. Produtor e consultor precisam estar sempre abertos a novidades. Além disso, é importante investir e melhorar o potencial do solo. É o básico para o início do sucesso”, afirmou Germano.

Participação
O produtor e engenheiro agrônomo de Dourados/MS, Rikitaro Urano, teve problemas com a seca na última safra. “Consegui 40 sacas por hectare. E, através desse evento, com a apresentação de cases do Desafio, podemos identificar algumas mudanças que devem ser adotadas na lavoura, saber o que pode ser feito para melhorar. Conhecimento, variedade de soja e manejo são os principais elementos para uma boa colheita.”

Novidades da pesquisa Coodetec
Além do case da região Sul, o 3º Fórum Regional de Produtividade da Soja contou com a apresentação das novas tecnologias e cultivares CD para a próxima safra. “O sojicultor, que busca cultivares precoces, com possibilidade de antecipação de semeadura, devido ao plantio de milho safrinha, encontrará na Coodetec uma aliada. Temos duas novas cultivares, que já apresentam bons resultados no campo, e que serão disponibilizadas na próxima safra”, detalhou o gerente comercial da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues.

Desafio de Máxima Produtividade
Durante as apresentações de quinta-feira, houve também o lançamento do Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2012/2013. Para os membros do CESB, a ideia é promover estratégias que contribuam para elevar a produtividade sustentável da sojicultura no País. “Nossa intenção é maximizar a produtividade de soja com sustentabilidade. Durante o fórum, também buscamos ouvir as opiniões dos agricultores e técnicos, para melhorar o Desafio. Já conseguimos bons resultados, mas ainda buscamos mais. Queremos aumento de produção do Sul ao Cerrado”, informou o diretor executivo do CESB, Alexandre Abbud.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Safra
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada