dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     01/05/2024            
 
 
    
Nutrição vegetal    
Nanotecnologia para fertilizantes
Estudo da Embrapa aponta o Brasil em 9º lugar entre países com maior número de patentes para esses produtos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Instrumentação
18/09/2012

O Brasil ocupa o 9º lugar entre os 10 países com maior número de depósito de patentes em produtos desenvolvidos à base de nanotecnologia aplicada a fertilizantes. Esse é o resultado de 11 meses de um estudo realizado por um grupo de analistas e pesquisador da Embrapa Instrumentação (São Carlos -SP), que será apresentado no V Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento, a ser realizado de 19 a 21 de setembro (Rio de Janeiro – RJ).

A China e os Estados Unidos foram destaque no estudo no que se refere à produção de conhecimento e tecnologias, representando também liderança em produção e consumo de fertilizantes. Segundo o monitoramento, o Brasil empatou com a Austrália na 9ª posição, tanto em número de patentes depositadas quanto na publicação de artigos científicos. O país é o 4º consumidor de fertilizantes e o 5º produtor de fertilizantes fosfatados.

A supervisora do Setor de Gestão da Prospecção e Avaliação de Tecnologias e analista de Propriedade Intelectual da Embrapa Instrumentação, Sandra Protter Gouvêa, responsável pelo estudo, explica que o monitoramento tem como objetivos o uso na reorientação de pesquisas em andamento, na finalização de resultados, evitando duplicação de esforços em Pesquisa & Desenvolvimento, na promoção de melhor inserção da tecnologia na cadeia produtiva, e na decisão estratégica sobre onde (em quais países) proteger resultados como patentes de invenção. “As informações reunidas no estudo serão fornecidas à Embrapa no intuito de orientação a ações de gestão de P&D, da propriedade intelectual, e de transferência de tecnologia” afirma.

A Embrapa Instrumentação é sede do Laboratório Nacional de Nanotecnologia aplicada ao Agronegócio e tem como uma de suas linhas de pesquisa a nanotecnologia aplicada à fertilizantes.

Segundo Sandra, o estudo permitiu avaliar as características desta área de conhecimento – nanotecnologia -, como a evolução temporal de esforços em P&D, países líderes em P&D e mercado de consumo e produção. “O aumento da produção de artigos, como do depósito de tecnologias em nanotecnologia aplicada a fertilizantes, é condizente com o aumento da demanda mundial por fertilizantes, indicativo de área tecnológica promissora no atendimento da demanda mundial por produção de alimentos”, avalia. O aumento reflete também o investimento em P&D para a área de nanotecnologia. Em 2005, foram 7,5 bilhões e, em 2007, 12 bilhões, a partir de recursos de investimento privado, segundo dados de 2010 do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O monitoramento tecnológico em nanotecnologia aplicada a fertilizantes está sendo realizado em bases de dados mundiais – patente, artigos e mercado - e com o auxílio de ferramentas bibliométricas para tratamento e análise dos dados. Através do estudo, foram colecionados, ao todo, 369 documentos de patentes. De acordo com a coordenadora do estudo, as tecnologias recuperadas são diversificadas, representativas do emprego de produtos e processos que envolvem a nanotecnologia, como por exemplo, encapsulamentos nanoestruturados ou compostos contendo nanomateriais associados para liberação lenta ou controlada de fertilizante ou de misturas de fertilizantes, e o uso de processos ou de produtos que envolvem nanofiltros ou nanoestruturas para a obtenção de compostos com aplicação como fertilizantes.

O projeto de monitoramento tecnológico teve início em outubro de 2011 e deverá ser concluído no próximo semestre, “mas a ideia é que o monitoramento se torne uma ação corporativa da Embrapa, nos temas de interesse”, espera Sandra. O grupo de estudo inclui ainda o pesquisador Caue Ribeiro, a analista Luciana Poppi e a supervisora de patentes da Coordenação de Propriedade Intelectual da Secretaria de Negócios (SNE) da Embrapa, Luciana Harumi Morimoto Figueiredo.

O estudo faz parte do projeto INFOAGRO, liderado pela Secretaria de Negócios e que tem como objetivo principal auxiliar as ações de pesquisa e transferência de tecnologias nas unidades da Empresa, por meio do uso da informação tecnológica para o monitoramento nas áreas de nanotecnologia e biotecnologia.

Fertilizantes
Como base de discussão dos resultados do estudo, foram comparados dados de relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, 2010) e da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) em tendências mundiais e nacionais para o consumo de fertilizantes. Segundo a FAO, o consumo mundial foi estimado em 161,7 milhões de toneladas em 2009, com previsão de alcance de 169,7 milhões de toneladas em 2010. Além disso, a demanda mundial por nutrientes fertilizantes deve crescer a uma taxa média anual de 2,6%, entre 2010 e 2014. No ano de 2009, a China destacou-se como o maior consumidor de fertilizantes, seguida da Índia e dos Estados Unidos. O Brasil ficou na quarta posição.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Nanotecnologia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada