dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Cooperativismo    
Intercooperativismo das ABC será apresentado durante Fórum Coop
Os investimentos industriais das ABC, já executados e planejados para 2013, giram em torno de R$ 300 milhões e terão ainda a geração de 880 empregos diretos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Comunique-se
06/11/2012

Um dos destaques do Fórum Coop 2012, que acontece entre os dias 22 e 24 de novembro, em Carambeí, PR, ficará por conta do modelo intercooperativista empregado nas cooperativas ABC (Batavo, Castrolanda e Capal), que investem juntas em plantas industriais. Segundo o presidente do sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, a atuação sistêmica das cooperativas integradas junto ao sistema Ocepar, tem sido um diferencial que tem permitido o crescimento harmônico e com bons resultados.

“A busca pela integração e pela intercooperação entre os diferentes ramos e mesmo dentro dos mesmos segmentos na viabilização de negócios, tem possibilitado o ganha-ganha dentro do cooperativismo paranaense”, destacou Koslovski. “Um bom exemplo deste processo é o que presenciamos na região dos Campos Gerais, com a parceria das três cooperativas holandesas Capal, Castrolanda e Batavo”, afirmou.

Os investimentos industriais das ABC, já executados e planejados para 2013, giram em torno de R$ 300 milhões e terão ainda a geração de 880 empregos diretos, divididos em três plantas: laticínio, moinho de trigo e frigorífico de suínos.

Para o presidente da Cooperativa Batavo, e diretor da Ocepar, Renato Greidanus, a intercooperação expressa a união de esforços para atender seus associados de forma efetiva e fortalece o movimento cooperativista por meio de estruturas regionais.

“Com esta parceria, enfrentamos o mercado com mais dinamismo, aumentando nosso mix de produtos, revertendo um pouco o perfil de prestadores de serviços”, explicou Greidanus. “Estamos investindo cada vez mais, beneficiando os consumidores e oferecendo ao produtor rural associado uma alternativa rentável e estruturada no mercado”, afirmou.

Segundo o presidente da Cooperativa Agroindustrial Castrolanda, Frans Borg, o intercooperativismo trata-se hoje de uma necessidade para se alcançar mais rapidamente uma condição diferenciada de mercado. “O futuro das cooperativas de produção está no intercooperativismo para se obter escala”, explicou.

Segundo Borg, o grupo ABC tem investido em conjunto na área industrial com plantas em funcionamento e outras em fase de planejamento. “Além de dividir o investimento, muitas cooperativas não têm produção suficiente para abastecer uma indústria e, para que uma indústria seja viável, ela deve operar acima de um determinado volume”, disse. Outro ponto destacado por Borg está no fato desses produtos industrializados irem ao mercado em conjunto e não como meros concorrentes.

Fórum 

O Fórum Coop ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro na cidade berço do cooperativismo no Brasil, Carambeí, no Paraná, de onde surgiu a primeira cooperativa de produção no país, a Batavo. O evento faz parte do calendário oficial da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), para encerrar este ano alusivo ao cooperativismo, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada