dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Cooperativismo    
Fórum Coop inicia programação nesta quinta-feira, 22
Paraná sediará o último evento do calendário oficial da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), alusivo ao Ano Internacional das Cooperativas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ari Lemos
19/11/2012

O Paraná sediará o último evento do calendário oficial da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), alusivo ao Ano Internacional das Cooperativas, nesta semana de 22 e 24, em Carambeí – cidade considerada o berço do cooperativismo de produção do país. O Fórum Coop 2012 reunirá aproximadamente 700 lideranças para discutir as necessidades desse sistema e ao final do evento será elaborada a Carta de Carambeí, que será encaminhada às autoridades.

“O cooperativismo no Paraná tem uma história muito importante em nossa economia”, disse Norberto Ortigara, secretário da Agricultura e Abastecimento. Segundo ele, na primeira fase da economia rural do Estado o cooperativismo auxiliou muito os produtores em sua formação e depois com uma moderna infraestrutura agroindustrial. “Hoje essa participação é estendida a outros ramos como, por exemplo, no crédito, educação, saúde e continua muito forte na produção agroindustrial”, avaliou.

Para Ortigara, o Fórum Coop é um marco importante para a reflexão e enaltecimento dessa presença, com o intuito de despertar novos horizontes e para compartilhar cases de sucesso na economia paranaense. “Um momento importante, principalmente no ano internacional, enaltecendo a presença e a contribuição dos imigrantes para a formatação desse tipo de organização social na economia e na agroindústria paranaense”, disse.

História – O evento será realizado no Parque Histórico de Carambeí e paralelamente ao Fórum, ocorrerá um resgate histórico da colheita e do plantio do trigo. Na chamada “Festa da Colheita” será mostrada de quatro maneiras diferentes a evolução na agricultura no último século que propiciaram o aumento de produção em escala.

“Teremos a colheita manual, feita por pessoas caracterizadas; a semimanual; a mecânica; e a atual com maquinário de agricultura de precisão”, explicou o responsável pelo evento paralelo Frank Djikstra. Na fase de plantio, segundo ele, a terra também será preparada de quatro maneiras diferentes: por tração animal, com um pequeno trator antigo, com um trator moderno e por último por meio da técnica do plantio direto – desenvolvida e solidificada nesta região e que hoje é utilizada no país todo.

Outra atração será a encenação do cotidiano de 1900, na Vila Histórica do Parque, que contará com mais de 50 voluntários para mostrar tanto as atividades comerciais quanto o modo de vida naquela época.  “Daremos vida à Vila Histórica do Parque”, contou Annie Bosch coordenadora da encenação.

Mais informações no site www.forumcoop2012.combr

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada