dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Em Pesquisa  
Pêssego bicolor pode ser opção para regiões menos frias
Floração precoce do pêssego Zilli pode ser indicativo de que variedade não requer regiões muito frias para produzir
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Marcelo Pimentel
27/11/2012

Apresentada oficialmente ao mercado no último Congresso Brasileiro de Fruticultura que ocorreu em outubro, a Zilli, nova variedade de pêssego da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri possui duas características bem marcantes. A primeira é a peculiaridade de possuir polpa com duas cores: amarela com faixa branca. A segunda, ainda em fase de avaliação por parte do órgão de pesquisa, é a possível viabilidade de plantio em regiões mais quentes.

De acordo com o pesquisador Marco Antonio Dalbó, da área de Melhoramento Genético em Fruticultura, da Estação Experimental da Epagri em Videira, SC, a Zilli apresenta uma floração mais precoce que outras variedades, o que pode significar uma necessidade menor que as 200 horas de frio exigidas por algumas cultivares de pêssego.

Polpa com duas cores é peculiaridade da variedade Zilli, que é uma mutação da cultivar Chimarrita

Segundo ele, a se confirmar essa característica, o novo pêssego que é uma mutação de outra variedade lançada pela Embrapa, a Chimarrita, pode ser uma opção de cultivo para regiões em que a fruta não é uma opção de diversificação em função do clima. Seu potencial produtivo também acompanha o da Chimarrita, ficando acima das 30 toneladas por hectare.

Segundo Dalbó, nova variedade supera a produtividade média de 30 toneladas por hectare

Vale ressaltar que a avaliação em regiões mais quentes ainda está sendo feita e deverá ser concluída em até 3 anos. No entanto, as mudas da Zilli já serão comercializadas para o próximo ano e plantio ocorre durante o inverno. Ouça a íntegra da entrevista exclusiva com o pesquisador e saiba todos os detalhes da variedade Zilli. Para mais informações, entre em contato com a Epagri através do e-mail eev@epagri.sc.gov.br ou pelo telefone: (49) 3566-0054.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Fernando LUiz Zilli
02/12/2012 - 10:04
Muito legal a matéria , obrigado pela divulgação desse projeto , em nome da família Zilli aqui de Descanso o nosso muito obrigado........

Fernando Rott - Tesouras FELCO
02/12/2012 - 10:14
Parabéns pela matéria. A Inovação é fator constante para o sucesso.

www.ferramentasfelco.com.br

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada