dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     05/05/2024            
 
 
    
Agroecologia    
Agroecologia na Amazônia Ocidental: desafios e perspectivas para o futuro
1º Simpósio de Agroecologia do Acre começou neste domingo e vai até quarta-feira
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Acre
11/03/2013

A Agroecologia na Amazônia Ocidental: desafios e perspectivas para o futuro. Esse é o tema do 1º Simpósio de Agroecologia do Acre, que começou neste domingo (10), no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul. A programação segue até dia quarta-feira, dia 13 de março com palestras, mesas-redondas e sessão científica.

Também serão realizados dozes mini-cursos no campus Floresta, além de visitas técnicas em áreas de produtores rurais. Participam do evento agricultores assentados da Reforma Agrária, extensionistas, estudantes e outros profissionais

Segundo o professor da Ufac, Elizio Frade Junior, o principal objetivo do evento é incentivar a adoção de práticas agroecológicas entre os agricultores do Acre. “Vamos discutir sobre as atuais ações em Agroecologia desenvolvidas no estado e esperamos aproximar instituições e agricultores que tenham experiências com Agroecologia e desenvolvimento sustentável”, afirma.

O evento é realizado pela Ufac (Campus Floresta), Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra/AC), Embrapa Acre, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, veiculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifac) e pelas empresas Ciga e Consulplan, contratadas pelo Incra para prestar assistência técnica a 7,5 mil familias de 62 projetos de Reforma Agrária, localizados em 16 municípios do Acre.

Agroecologia
A agroecologia é uma ciência que segue princípios ecológicos básicos e ao mesmo tempo produtivos, economicamente viáveis, que preservem o meio ambiente e que sejam socialmente justos.

A Embrapa traz para o simpósio o pesquisador Alfredo Kingo Oyama Homma da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), que fará a palestra de abertura, com o tema “Agroecologia na Amazônia: Desafios e perspectivas para o futuro” e também o pesquisador, Carlos Alberto Medeiros, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), coordenador do projeto “Transição Agroecológica: construção participativa do conhecimento para a sustentabilidade”, que integra 25 unidades da empresa e outras 29 instituições, dentre associações e cooperativas de agricultores, universidades, órgãos de assistência técnica e institutos de pesquisa.

Medeiros irá falar sobre agroecologia e extensão rural. Também participa do evento o pesquisador da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), Ronessa Bartolomeu de Souza, que ministrará um minicurso sobre técnica de produção para olericultura agroecológica na Amazônia. 

Estarão também presentes no evento pesquisadores da Ufac, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), assim como, do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (Catie) da Costa Rica e Centro para la Investigación en Sistemas Sostenibles de Producción Agropecuária (CIPAV) da Colômbia.

O Simpósio integra as ações de um projeto de pesquisa sobre agroecologia, executado, desde 2009, no Vale do Juruá pelo Incra e Ufac, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates) à Reforma Agrária do Incra levará 130 produtores e 70 técnicos da região para participarem do evento.

Segundo o engenheiro agrônomo do Incra, Márcio Alécio, o Simpósio visa capacitar assentados e técnicos e discutir experiências aplicáveis às propriedades da agricultura familiar do Acre. “Ao retorno do evento, cada produtor capacitado receberá atendimento diferenciado para implantar as técnicas abordadas durante o Simpósio, para que se torne referência para sua região”, afirma.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada