dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Sanidade animal  
Embrapa estuda relação entre mosca-dos-chifres e bactéria
O foco das pesquisas está na tentativa de descobrir enzimas e proteínas para controle por meio de vacinas da bactéria Wolbachia
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Pecuária Sudeste
27/05/2013

Após um período em pós-doutorado nos Estados Unidos, a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) Lea Chapaval iniciará em junho uma pesquisa para identificar as relações entre a mosca-dos-chifres e a bactéria do gênero Wolbachia. Estas bactérias infectam a mosca-dos-chifres, um dos principais parasitas dos animais ruminantes, como os bovinos. Os prejuízos são estimados em quase US$ 2 bilhões por ano, segundo a Embrapa.

Durante três meses, de fevereiro a maio, Lea estudou a dinâmica de populações de Wolbachia em diferentes hospedeiros. O trabalho, desenvolvido no Lindsley F. Kimball Research Institute, ligado ao New York Blood Center, foi orientado por Sara Lustigman, Ph.D em parasitologia molecular. No ano passado, a cientista havia demonstrado interesse em receber uma especialista em microbiologia. Por isso, convidou a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste.

No Laboratório de Parasitologia Molecular do New York Blood Center, Lea colaborou em pesquisas sobre a relação da Wolbachia com os nematoides filariais Brugia malayi e Onchocerca volvulus, causadores das doenças humanas elefantíase e oncocercose (ou cegueira do rio), respectivamente.

Segundo Lea, o foco é na bactéria, na tentativa de descobrir enzimas e proteínas para seu controle por meio de vacinas. "Quando cheguei lá, imaginava uma pesquisa como a da Fundação Oswaldo Cruz, que inocula a Wolbachia no mosquito Aedes aegypti para bloquear a replicação do vírus da dengue. Mas a ideia da Dra. Lustigman não é infectar os nematoides filariais", explica a pesquisadora.

Lea aproveitará as técnicas aprendidas nos Estados Unidos em estudos para verificar a relação entre a bactéria e a mosca-dos-chifres, com base em material genético da Embrapa Pecuária Sudeste e da Embrapa Rondônia.

A Wolbachia infecta outros importantes parasitas dos animais ruminantes, como a mosca-das-bicheiras e os carrapatos de bovinos. A mosca-dos-chifres será a primeira a ser estudada. Com essa caracterização inicial será possível, no futuro, trabalhar na manipulação de Wolbachia para o controle de parasitas na pecuária e definir novas estratégias de controle integrado que minimizem a utilização de pesticidas na pecuária. Garantindo, assim, alimentos mais seguros para a população, com menos resíduos, e diminuindo as barreiras sanitárias determinadas pela presença de contaminantes pesticidas nos alimentos de origem animal.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada