dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     17/05/2024            
 
 
    
Tecnologia    
II Curso de Ecologia Química Aplicada na Agricultura da Embrapa: inscrições terminam em 1º de junho
Objetivo do curso é capacitar os participantes em técnicas e metodologias de pesquisa para isolamento e identificação de semioquímicos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
27/05/2013

Termina no dia 1º de junho próximo, o prazo para se inscrever no II Curso de Ecologia Química Aplicada na Agricultura, promovido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia no período de 01 a 05 de julho de 2013. Estão sendo oferecidas 40 vagas para estudantes de pós-graduação das áreas de agronomia, química, biologia, entre outras relacionadas, além de técnicos agrícolas, extensionistas, pesquisadores, profissionais de empresas de insumos agrícolas, professores de universidades e tecnólogos.

O objetivo do curso é capacitar os participantes em técnicas e metodologias de pesquisa para isolamento e identificação de semioquímicos, tais como feromônios, na avaliação comportamental de insetos e na aplicação no manejo de pragas agrícolas. Para melhor aproveitamento do curso, é necessário ter conhecimentos de química – no mínimo, o curso de química geral - e biologia. A inscrição pode ser feita pela internet no endereço: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos/2013.

Professores de universidades brasileiras e internacionais
A coordenação técnica do Curso está a cargo dos pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Miguel Borges, Maria Carolina Blassioli Moraes e Raúl Laumann. Além deles, participarão também como instrutores professores de universidades federais brasileiras - Lavras (UFLA), Rio Grande do Sul (UFRGS) e Brasília (UnB), Martin Pareja, Josué Sant ́Ana e Carlos Kleber, respectivamente – e a professora da Universidade Federal da Argentina, Romina Barrozo.

O conteúdo programático será ministrado a partir de aulas teóricas, abrangendo os seguintes tópicos: Introdução a métodos químicos usados em Ecologia Química; bioensaios e outras técnicas de análise de atividade biológica de semioquímicos; estatística aplicada à Ecologia Química e aplicação da Ecologia Química no manejo de pragas.

Feromônios
A ecologia química se baseia no estudo de sinais químicos emitidos por insetos e plantas para se comunicarem. Alguns destes sinais químicos, como os feromônios, são liberados pelos insetos e transportados na atmosfera, sendo, por vezes essenciais na comunicação e interação entre os indivíduos da mesma espécie, com os próprios predadores ou inimigos naturais e as plantas.

Os feromônios emitidos e captados no meio ambiente por indivíduos da mesma espécie apresentam grande influência no comportamento destes animais na captura de alimentos e no processo reprodutivo, como dispositivo de atração sexual.

Os cientistas da Embrapa reproduzem, em laboratório, as condições observadas na natureza para compreender melhor o mecanismo comportamental dos insetos visando, assim, o desenvolvimento de novas metodologias a serem utilizadas no controle e manejo de insetos-praga.

O trabalho de pesquisa desenvolvido na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em parceria com outras unidades da Embrapa - Amazônia Ocidental, Arroz e Feijão e Clima Temperado - envolve o estudo de diferentes tipos de insetos-praga, dentre os quais podem ser citados: percevejos da soja e arroz, mariposas do milho, coleópteros de algodão e a broca do fruto do cupuaçu.

Segundo o pesquisador Miguel Borges, um dos coordenadores do curso, o controle biológico de pragas é um método racional e sadio. Essa tecnologia tem como premissa básica o investimento no uso de dispositivos naturais para o controle de insetos-praga de culturas agrícolas e, consequentemente, reduzir ao máximo o uso de defensivos químicos nas lavouras.

O resultado desta pesquisa tem como proposta disponibilizar para a agricultura familiar e o agronegócio uma tecnologia limpa e impactante tanto do ponto de vista socioambiental como do econômico.

Neste contexto, os produtos de uso agrícola, derivados de feromônios têm se apresentado como fortes aliados da sustentabilidade na agricultura e têm um mercado crescente frente à economia mundial, com 30% do mercado de biopesticidas no mundo, atrás apenas dos inseticidas bacterianos e botânicos.

No Brasil, as tecnologias baseadas no uso de feromônios já resultaram em mais de 15 produtos registrados e outros em fase de registro. A aplicação dessas tecnologias está em expansão para o controle de insetos-praga de diversas culturas agrícolas, como o dendê, a maçã, a goiaba, a uva, a cana-de-açúcar dentre várias outras, no Brasil e no exterior.

Inscrições até o dia 1º de junho de 2013 no site: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos/2013

Mais informações pelo e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada