dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Embrapa  
Parceria entre Embrapa e empresas reforça pesquisas em diversas áreas
As unidade Pecuária Sudeste e Instrumentação assinam seis contratos para transferência de tecnologias e desenvolvimento de pesquisas com o setor privado
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Instrumentação
10/06/2013

Fortalecer as parcerias com a iniciativa privada e contribuir para que o Brasil avance nos índices de inovação tecnológica. Nesta segunda-feira (10/06), a Embrapa oferece mais uma contribuição em 2013, quando a Empresa comemora 40 anos de pesquisas para o desenvolvimento da agricultura tropical. As duas Unidades instaladas em São Carlos (SP) assinam seis contratos para transferência de tecnologias e desenvolvimento de pesquisas.

A Embrapa Pecuária Sudeste vai assinar um contrato de cooperação técnica com a empresa Aeroportos Brasil para identificar gramas mais adequadas à cobertura vegetal das margens da pista de decolagem e aterrissagem do aeroporto de Viracopos, localizado em Campinas. A partir do segundo semestre, durante 19 meses, a Embrapa irá testar no aeroporto oito acessos de espécies nativas de gramíneas pré-selecionados em experimentos já realizados pela Embrapa Pecuária Sudeste.

Esse trabalho complementa o projeto de pesquisa Gramados, iniciado em 2011, com o objetivo de encontrar espécies nativas de grama para fins paisagísticos e de recobrimento de extensas superfícies de solo, aproveitando a diversidade da flora brasileira. Com o crescimento econômico do Brasil, espera-se que aumente o interesse pela atividade, com destaque para as espécies nativas.

Até a conclusão da pesquisa, em 2015, a Embrapa espera liberar para uso comercial cultivares para uso como cobertura vegetal de superfícies de solo com baixa manutenção, tais como margens de rodovias e de pistas de aeroportos, parques públicos, e na contenção de taludes.

Equipamentos e softwares no mercado
Já a Embrapa Instrumentação vai transferir seis tecnologias para duas empresas instaladas no estado de São Paulo. A Hidrosense Comércio de Sistemas para irrigação Ltda., localizada em Jundiaí, receberá a licença de exploração de patente dos aparelhos Turgormeter e Wiltmeter — ambos para emprego em pós-colheita.

O Turgormeter é um sistema para determinar o estado de hidratação de caules, frutas e hortaliças volumosas. Pode ser utilizado também para automatizar a irrigação, enquanto o Wiltmeter é para medição da turgescência de folhosas - medir a firmeza, a murcha das folhas. Essa medida, assim como a pressão sanguínea nas pessoas, indica o grau de saúde das plantas e seu comportamento frente às variáveis de clima, solo, temperatura, umidade de ar e disponibilidade de água.

A empresa Stonway Tecnologia da Informação Ltda. receberá a licença para exploração de quatro softwares para aquisição de dados no ambiente agropecuário: FieldAgro, AFSoft, Siscob e Safira. Essa empresa é uma “spin-off” formada por jovens que desenvolveram trabalhos de pesquisa na Embrapa Instrumentação, recém-incubada na Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos (ParqTec). Será assinado ainda com a Stonway um contrato de cooperação técnica para o desenvolvimento e melhoria de softwares com aplicação em agricultura de precisão.

Reforço em Nanotecnologia
As pesquisas em nanotecnologia da Embrapa, que receberão reforço com a inauguração do Módulo de Integração do Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA) no dia 10/06, também serão incrementadas a partir da parceria com a iniciativa privada.

A Embrapa Instrumentação assinará um contrato com a Produquímica Indústria e Comércio Ltda., fundada em 1965. A empresa, localizada em Suzano (SP), atua nos segmentos de produtividade agrícola e soluções químicas e, nesta parceria, irá desenvolver alternativas tecnológicas para o fornecimento de micronutrientes em composições secas.

A nanotecnologia também está envolvida no contrato de cooperação técnica com a Kehl Indústria e Comércio Ltda., na integração de esforços para o desenvolvimento de protótipos poliméricos de sensores de pressão e trocadores de calor. A Kehl, localizada em São Carlos, possui mais de quarenta anos de experiência na área de polímeros e trabalha com processos e produtos que buscam baixo impacto ambiental.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada