dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     05/05/2024            
 
 
    
Qualificação e Aprendizagem  
Embrapa Informação Tecnológica participa de capacitação do projeto Minibibliotecas em MG
Iniciativa faz parte do projeto Rede de Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável do Território da Cidadania Serra Geral, no Plano Brasil Sem Miséria
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Informação Tecnológica
20/06/2013

Representantes da extensão rural, diretores de escolas, professores, bibliotecários, agricultores, presidentes de associações rurais e acadêmicos de Agronomia da Universidade de Montes Claros (Unimontes), Minas Gerais, participam, nos dias 21 e 22 de junho, no município mineiro de Janaúba, da segunda capacitação coordenada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) e a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG).

A iniciativa faz parte do projeto Rede de Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável do Território da Cidadania Serra Geral, no Plano Brasil Sem Miséria – Rede Geral, e tem o objetivo de preparar mediadores para desenvolver ações baseadas no uso de conteúdos técnico-científicos das Minibibliotecas.

Quarenta e quatro kits de publicações serão entregues aos participantes do treinamento, para utilização nos 17 municípios que fazem parte do Território da Cidadania Serra Geral.

Diversidade
Segundo a pedagoga Marluce Freire, da Embrapa Informação Tecnológica, responsável por conduzir a capacitação com o grupo formado por cerca de 50 profissionais, a metodologia adotada vai respeitar a vivência de cada pessoa. “Será um desafio trabalhar com um público tão  heterogêneo, por isso a ideia é aproveitar as experiências individuais”, explica. “O acervo das Minibibliotecas deve ser visto como fonte de informações, mas a estratégia de uso depende da criatividade, e vai variar de acordo com a expectativa e o perfil de cada segmento”. Participam também da capacitação a supervisora de Organização da Informação (SOI), Maria Clara Guaraldo Notaroberto, e a assistente Andréia Barbosa, ambas da Embrapa Informação Tecnológica.  

O primeiro treinamento ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro de 2012, e envolveu extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Minas Gerais e do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM); jovens do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, MG, e representantes do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal. À época, por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a Embrapa disponibilizou dez kits de Minibibliotecas, com o objetivo de ajudar nas ações de transferência de tecnologia e na construção do conhecimento no Território Serra Geral.

Para o coordenador do projeto Rede de Parcerias, o analista Fredson Ferreira Chaves, da Embrapa Milho e Sorgo, a importância da iniciativa transcende as doze horas de capacitação presencial. “Colaborar com um projeto como esse, de cunho social, significa muito para a Embrapa. O seu alcance vai além da capacitação, porque é a partir dela, do incentivo aos mediadores, que será possível ajudar as comunidades agrícolas que ainda estão em situação de pobreza”, comenta.

O analista ressalta, ainda, que  muitos agricultores, arrendatários e quilombolas trabalham hoje, na região, apenas com a agricultura de subsistência. “Com mais informação e conhecimento, será possível oferecer a eles condições de se inserir no mercado e vender seus produtos, gerando emprego e renda”, completa. “As Minibibliotecas são uma ferramenta de incentivo ao desenvolvimento rural e sustentável”.

O projeto Minibibliotecas, desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com as Unidades de pesquisa localizadas em todo o Brasil, oferece conteúdos impressos, em CD e em DVD, sobre tecnologias de baixo custo e de simples adoção, as quais são apresentadas em linguagem didática. Atualmente, 3.500 kits são utilizados, principalmente em instituições de ensino e escolas técnicas brasileiras e de Moçambique, na África.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada