dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Cooperação  
Projeto de cooperação técnica será avaliado durante workshop em Moçambique
Iniciativa quer aumentar a produção de alimentos, participação no mercado e a competitividade dos agricultores, além de utilizar de forma sustentável o solo, a água e as florestas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Hortaliças
23/07/2013

Articulado em 2010 entre instituições do Brasil e do exterior – Embrapa, Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) – o “Projeto de Apoio Técnico aos Programas de Nutrição e Segurança Alimentar de Moçambique” terá suas atividades avaliadas em workshop que acontece no período de três a dez de agosto próximo, em Moçambique.

Além de um balanço das ações executadas, a avaliação deve apresentar um diagnóstico acerca dos avanços e desafios, e algumas propostas de ajustes em determinados procedimentos. “Vamos mostrar os resultados alcançados e discutir a necessidade de novas estratégias, quando da possível realização da segunda fase do projeto, em 2014, uma vez que uma renovação vem sendo fortemente sinalizada nessa direção”, considera a pesquisadora Neide Botrel, que participa do evento juntamente com os pesquisadores Francisco Vilela e Ronessa Sousa, todos da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF).

A pesquisadora informa que desde o início das atividades relacionadas à execução do projeto, foram implementadas unidades de observação de três ciclos experimentais. O primeiro ciclo experimental foi realizado de julho a dezembro de 2012, com o plantio de cultivares de tomate, alface, alho, cebola, mandioquinha-salsa, cenoura, pimentão e repolho para serem testadas na Estação Agrária de Umbuluzi, em Boane, um dos distritos produtores de hortaliças em Moçambique.

No segundo ciclo experimental, de março a julho de 2013, foi avaliado o comportamento dessas cultivares frente às condições de clima e solo locais, e também de cultivares de tomate desenvolvidas nos Estados Unidos, por meio de sementes enviadas pela Universidade da Flórida. Essa fase também contou a participação de pesquisadores brasileiros no treinamento de técnicos moçambicanos do IIAM e da extensão rural, e produtores rurais de hortaliças do cinturão verde de Mapute, Moamba e Boane.

O terceiro e último ciclo dessa fase do projeto envolve o período de junho a dezembro de 2013. Retornando a Moçambique, o pesquisador Francisco Vilela o técnico Josimar Fernandes contabilizaram as perdas e os ganhos relacionados à adaptação dos materiais plantados. “Mostraram bom desempenho as cultivares de cenoura Brasília e Esplanada, o tomate Viradouro, algumas alfaces brasileiras resistentes ao calor e também cultivares de repolho, além da evolução de algumas práticas de irrigação e cultivo recomendadas, como a produção de mudas em bandejas”, observa Vilela.

Parcerias
Um dos acordos de cooperação técnica do governo brasileiro com Moçambique, o “Projeto de apoio técnico aos programas de nutrição e segurança alimentar de Moçambique” é coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa (SRI) e executado pela Embrapa Hortaliças e pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Guaratiba-RJ). Sua composição inclui cinco metas: aumentar a produção de alimentos; aumentar a produção dirigida ao mercado; aumentar a competitividade dos agricultores; utilizar de forma sustentável o solo, a água e as florestas; e desenvolver a capacidade institucional do setor agrário.

Além da Unidade Hortaliças, participarão do workshop pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Guaratiba-RJ), coordenadores da Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa (SRI), braço executivo da empresa de pesquisa em projetos de cooperação técnica com outros países, pesquisadores das universidades da Flórida e de Michigan, representantes da Usaid no projeto e técnicos da ABC, além de várias instituições locais e os técnicos do IIAM - nosso parceiro direto nessas ações em Moçambique.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada