dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar    
MDA lança Chamada Pública para diversificação de produção e renda
Programa quer levar os agricultores produtores de tabaco a diversificarem sua produção. Além do fumo, podem ter outras atividades e culturas que gerem renda
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
MDA
22/08/2013

Mais de 11 mil agricultores familiares da região Sul receberão assistência técnica e extensão rural (Ater) para diversificarem sua atividade produtiva. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), lança Chamada Pública de Ater que vai beneficiar agricultores familiares em municípios produtores de tabaco do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A Chamada Pública n° 06/2013, no valor de R$ 52,6 milhões, vai selecionar entidade que prestará assistência técnica e extensão rural aos agricultores, como forma de dar continuidade a um processo de diversificação iniciado com a Chamada n° 04/2011. Serão atendidas 11.200 durante três anos.

“Preocupados com a tendência da redução do consumo do tabaco no mundo, o Brasil iniciou o Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco, para levar os agricultores produtores de tabaco a diversificarem sua produção. Além do fumo, eles podem ter outras atividades e culturas que gerem renda”, explica o secretário nacional da Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini.

“Estamos trabalhando com a Embrapa, Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (OEPAs), apontando sistemas e tecnologias diferenciadas; estamos em um projeto crescente de Ater, no sentido de entender o sistema de produção que envolve a fumicultura e fortalecer essas alternativas que os produtores já têm nas propriedades ou outras que eles podem buscar na região”, diz Bianchini. “Já temos muitos exemplos concretos de que é possível diversificar a produção”.
A Chamada foi elaborada pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da SAF com equipe do Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco.

Prazo
As propostas deverão ser enviadas no prazo de até 30 dias a contar da publicação no portal do MDA.

Contexto
Desde 2005, o Brasil integra a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), da Organização Mundial da Saúde (OMS), tratado internacional de saúde pública.  A Convenção trata do “apoio às atividades alternativas economicamente viáveis” à cultura do tabaco e “ saúde e meio ambiente”, Artigos 17 e 18, respectivamente. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) é o responsável pela implementação do artigo 17, por meio do Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco, criado para gerar novas alternativas de renda aos agricultores e evitar que aqueles que têm na fumicultura sua principal atividade não tenham diminuição da renda - em função da diminuição expressiva do consumo de tabaco no mundo.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada