dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     17/04/2024            
 
 
    
Citros        
Laranjas e tangerinas: normas para Produção Integrada
Parceria fortalece o mercado gaúcho da citricultura, incluindo 20 mil agricultores, que vão ganhar profissionalização e excelência na produção
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristiane Betemps, Embrapa Clima Temperado
29/08/2013

O treinamento dos agricultores é ainda considerado um ponto fundamental a ser superado na cadeia da citricultura. Vários aspectos do sistema de produção podem ser otimizados através de capacitação. É com essa intenção, que nesta sexta-feira, dia 30, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, assinam uma parceria.

A Unidade de pesquisas coordenará ações de pesquisa e de extensão voltadas à validação e à implantação das normas de Produção Integrada de Citros no Rio Grande do Sul. O evento acontece dentro das atividades comemorativas aos 40 anos da Embrapa, na Casa de Tecnologias da Empresa e contará com a participação do presidente Maurício Lopes.

Um trabalho presencial de pesquisadores e de extensionistas será realizado nas principais regiões produtoras, buscando a qualificação dos agricultores e a formação de elementos multiplicadores de tecnologia. Segundo o pesquisador Roberto Pedroso de Oliveiras serão instaladas unidades demonstrativas em propriedades agrícolas modelos, servindo de base para dias de campo, elaboração de vídeos técnicos e reportagens para rádio e TV.

Dentro dos conceitos de produção integrada, cursos abordarão questões relacionadas ao manejo fitossanitário dos pomares, uso seguro e correto de agrotóxicos, manejo e conservação do solo, adubação orgânica, boas práticas agrícolas e operações pós-colheita.

"Espera-se que o setor de produção de frutas cítricas do Rio Grande do Sul alcance um nível adequado de profissionalização e de excelência e, com isso, preserve e conquiste novos mercados, garantindo, ainda, a sustentabilidade do ambiente produtivo e a saúde do trabalhador rural e dos consumidores", ressaltou Roberto.

Produção gaúcha
O Rio Grande do Sul é o quinto maior produtor nacional de citros, sendo o segundo em tangerina, estando envolvidos 20 mil produtores na atividade, a grande maioria de base familiar. A cadeia produtiva é completa, englobando desde fabricantes de insumos até indústrias fabricantes de suco, embora o destaque seja para a produção de frutos para consumo in natura. No total, a citricultura do Estado compreende mais de 100 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada