dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura    
Desafios da soja no frio da Região Sul do Brasil
Embrapa ressalta importância de se conhecer o potencial genético da cultivar, o histórico da lavoura e identificar o manejo mais adequado do sistema produtivo ao longo do ano todo
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Joseani M. Antunes, Embrapa Trigo
04/10/2013

A época de semeadura é um dos fatores que mais influenciam no rendimento da soja. Na região fria do Sul (estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul), os melhores resultados na soja têm sido obtidos em semeaduras entre 15/10 a 15/11, quando a temperatura e a radiação solar entram em elevação estimulando o desenvolvimento da planta. Mas para chegar ao máximo rendimento na soja é preciso conhecer o potencial genético da cultivar, o histórico da lavoura e identificar o manejo mais adequado do sistema produtivo ao longo do ano.

A época indicada como preferencial para semeadura de soja é estabelecida em função do período de crescimento vegetativo e acúmulo de massa foliar coincidir com o período de maior radiação solar. “A maioria das atuais cultivares comerciais respondem ao fotoperíodo (luz) e à temperatura (do ar e do solo). Para estes genótipos, semeaduras anteriores às da época preferencial resultam em maior crescimento vegetativo e alongamento do ciclo, por vezes próximo a 50 dias, fato que não é interessante em sistemas cada vez mais intensivos de produção”, explica o pesquisador da Embrapa Trigo, Mércio Luiz Strieder (ouça a entrevista completa clicando no link abaixo).

Por outro lado, em semeaduras mais tardias a tendência é ocorrer o inverso, ou seja, reduzidos crescimento de planta e encurtamento de ciclo próximo a 30 dias. Segundo o pesquisador, ambas as situações (semeaduras antecipadas e tardias) implicam em menor potencial de rendimento de grãos.

Apesar das indicações técnicas da pesquisa para o cultivo da soja na melhor época, semeaduras tardias (após a época preferencial) ainda são frequentes na região fria do Sul, devido à colheita tardia de culturas de inverno ou eventuais condições climáticas adversas. Considerando a redução de tempo no processo colher-semear em sistemas de produção cada vez mais intensivos, explica-se a preferência dos produtores do Sul por cultivares de ciclo precoce.

“Em qualquer cultivar, a semeadura na época preferencial permite maior interceptação da radiação solar incidente e melhor eficiência fotossintética, justamente numa fase importante, o período de florescimento da soja. Como nas cultivares precoces o período de crescimento vegetativo é menor em relação às cultivares tardias, o desenvolvimento é acelerado, tornando possível esperar até novembro para semear a soja após a colheita do trigo”, explica o pesquisador.

Na última década, cultivares de ciclo precoce e de tipo de crescimento indeterminado conquistaram a preferência do produtor. Contudo, não existem resultados de pesquisa que atestem a superioridade destes materiais nas lavouras. Experimentos realizados pela Embrapa Trigo em cinco épocas de semeadura (setembro, outubro, novembro, dezembro e janeiro) mostraram que o rendimento de grãos de genótipos com tipo de crescimento determinado foi pouco superior a genótipos de tipo indeterminados, mas a diferença não chegou a ser estatisticamente significativa.

“Cultivares de tipo determinado ou indeterminado têm mostrado o mesmo resultado em rendimento. O importante é a disponibilidade adequada de todos os recursos necessários para o pleno desenvolvimento da soja durante todo ciclo, embora alguns estádios sejam mais críticos, como o fator água durante o enchimento de grãos. Ou seja, a disponibilidade de recursos em cada ambiente vai determinar o comportamento diferente das cultivares”, esclarece Strieder.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: clima
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada