dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     10/07/2025            
 
 
    
Curso    
Método diminui incidência da sigatoka-negra na bananeira
Tratamento reduziu de 40% para apenas 10% presença da doença no bananal
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Acre
09/10/2013

Na quinta-feira (10), a Embrapa apresenta, para os agricultores de Acrelândia, AC, dois métodos de controle da sigatoka-negra, a doença mais destrutiva da cultura da bananeira, que provoca queda na produtividade e prejuízos para os produtores rurais. Uma das alternativas que será apresentada é a aplicação de um fungicida na axila da planta, método recomendado para a banana comprida, que não apresenta variedade resistente à doença.

A pesquisa ainda não está finalizada, mas os dados preliminares têm sido bastante satisfatórios. “Com o tratamento nós conseguimos reduzir a incidência da doença para apenas 10% do bananal. Nas plantas que não receberam foi registrada uma incidência de 40%”, afirma a pesquisadora Sônia Regina Nogueira.

O consumo da banana comprida pela população acreana é alto. “O curso é muito importante, porque apresenta uma solução simples para controlar a principal doença da bananeira, que além de prejudicar a produção anual, compromete a qualidade do fruto que irá para o consumidor. Nos cursos mostramos, na prática, a aplicação do fungicida contra a sigatoka-negra e as variedades de banana resistentes esta doença, desenvolvidas pela Embrapa”, diz Sônia.

O agricultor João Câmara, do Ramal Samaúma, cedeu uma área em sua propriedade para a instalação de uma unidade de observação e tem acompanhado o experimento. “Tenho notado que a planta dessa área está mais bonita. Quero usar esse método no resto do meu bananal porque se não tiver uma forma de controle dessa doença não é possível melhorar o plantio”, afirmou.

O curso mostra ainda a importância dos produtores realizarem todas as etapas do manejo para evitar a sigatoka-negra. “É fundamental pensar no plantio desde a escolha da área até os tratos do cultivo da bananeira”, afirma Sônia.

Bananeiras com seringueiras
Outro aspecto abordado durante o curso é a demonstração de plantio de bananeiras na entrelinha de seringueiras. Através de análises comprovou–se que a banana que é cultivada sobre seringueira, tem muito menos doenças, do que a banana que é cultivada em pleno sol. Foram instaladas três unidades em áreas de produção de seringa, onde os produtores além de explorar o látex fazem também o plantio de banana.

A cultura da banana é a segunda de maior importância do estado, que gera renda e movimenta o mercado. No Acre, há cerca de 6 mil hectares de área plantada com bananeira, o principal município produtor é Acrelândia. Segundo o analista da Embrapa Acre, Gilberto Costa, o valor da produção de banana, em 2010, foi de 19 milhões de reais, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Esse valor supera a produção de madeira e de castanha do período”, disse.

Este curso faz parte do projeto Transferência de alternativas tecnológicas para convivência com a sigatoka-negra em bananeira no Estado do Acre, executado pela Embrapa Acre. A Embrapa organizou quatro cursos com esse enfoque e até o final do ano serão realizados mais duas edições. Foram instaladas Unidades de Observação no projeto de desenvolvimento rural Bonal (Senador Guiomard), em Acrelândia e no Ramal Samaúma (Plácido de Castro). A capacitação conta com a parceria da Secretaria de Extensão e Produção Agroflorestal (Seaprof), Ciga, empresa que presta consultoria técnica em projetos de assentamento, e da Associação dos Produtores de Banana do Município de Acrelândia (ASPBAC). (Texto: Priscila Viudes Mtb 030/MS, Embrapa Acre).

Serviço
Curso: “Cultivo da banana com enfoque nas alternativas tecnológicas para
convivência com a sigatoka-negra no Estado do Acre”.
Local: Projeto Orion, Linha 01, Km 05, na Igreja Assembleia de Deus
Município: Acrelândia-AC
Data: 10/10/2013 (quinta-feira)
Horário: 8:30 h às 17:30 h
Informações: (68) 3212-3401

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
José Maria de Rezende
13/10/2013 - 17:35
Tenho um pequeno sitio no município de Alegre, Espirito Santo,e tenho plantação de banana, e fiquei interessado na orientação para aplicação de fungicida.Gostaria de saber qual a fungicida que foi utilizada pela Doutora Sonia, para sanar esta praga. Estou utilizando quando necessário o Impact. Como faço uso de urina de vaca mensal e adubo orgânico (Amino peixe ) e um pouco de abudo orgânico, venho obtendo bons resultado, bananas com formatos definidos, bananas consistentes e com duração de mais de cinco dias após maduras. As informações fornecidas são de grandes ilustrações. Gostaria de saber qual a incetisida que foi usada no projeto. Nosso endereço recantodapedra.ararai@hotmail.com.. Desde já agradeço sua atenção José Maria - Ararai Alegre Esp. Santo

valdecir lisboas estevao
25/01/2015 - 18:28
Sou de Porto Velho/RO e gostaria de saber da Doutora Sonia Nogueira, qual o fungicida usado para combater a sigatoka-negra, bem como conseguir o Kit de aplicação, somos Ribeiros do Rio madeira e a Banana Comprida é a fonte de nossa alimentação, bem como fonte de Renda.
Por isso solicito de V.S. esta indormação o mais breve possível

Grato

Email: valdecir2010@gmail.com

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada