dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal      
Emater/RS divulga nota técnica sobre a chegada da Helicoverpa armigera ao RS
Entidade explica que por se alimentar de diversas espécies vegetais, a praga pode representar risco até para a cultura do trigo, cuja ocorrência já foi registrada
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater/RS-Ascar
22/11/2013

Frente à preocupação manifestada por entidades de assistência técnica, de pesquisa e de agricultores, diante da ocorrência da lagarta Helicoverpa armigera no Estado do Rio Grande do Sul, a Emater/RS-Ascar dá algumas orientações:

"Trata-se de uma lagarta polífaga; isto é, que se alimenta de diversas espécies vegetais (tendo sido registrada a sua ocorrência inclusive na cultura do trigo), o que aumenta o grau de preocupação em relação à sua incidência.

Diante disso, é importante primeiro identificar corretamente a espécie, e trabalhar com medidas preventivas e estratégias integradas de manejo. Neste sentido, o órgão possui uma parceria e um alinhamento de agenda entre a Embrapa de Passo Fundo e a Emater/RS-Ascar. Estão previstas cincos reuniões conjuntas no Estado, em dezembro, para discutir o tema junto com técnicos da Emater/RS-Ascar e de outras entidades. Cabe destacar que, como instituição de ATER, não a Emater não tem nenhum compromisso com a venda de produtos químicos, importados ou não. É importante, contudo, nos apropriarmos adequadamente do tema, o que passa pela identificação correta da lagarta, por conhecer e aplicar estratégias de prevenção e medidas de controle integradas.

Destacamos que eventuais medidas de controle devem ter sempre em conta a especificidade da agricultura familiar, com uma diversidade de cultivos e um mosaico de propriedades próximas entre si, o que impõe limites e impactos que restringem o uso de agrotóxicos, sendo que o controle biológico, sempre que viável, deve ser priorizado em relação a métodos químicos de controle. Cabe lembrar que a Emater/RS-Ascar já está desenvolvendo ações consistentes que apontam nessa direção, especificamente no caso do monitoramento da ocorrência de lagartas no milho e na soja, com 25 unidades de monitoramento instaladas a campo.

Neste momento, é importante manter a necessária cautela em relação a medidas extremas, como a liberação para importação de agrotóxicos, acompanhando a evolução da ocorrência da lagarta a campo e, ao mesmo tempo, fundamentando tecnicamente nossa atuação, seja de forma preventiva ou, se for necessário, com medidas integradas de controle".

Gervásio Paulus
Diretor técnico da Emater/RS

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Helicoverpa
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada