dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Florestas    
Brasil será 1º país da América Latina a sediar congresso internacional de pesquisa florestal
IUFRO é formada por mais de 15 mil pesquisadores de 700 instituições em 110 países
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Florestas
11/12/2013

Curitiba (PR) deverá ser a primeira cidade na América Latina a sediar um congresso mundial da maior rede de pesquisa florestal no mundo, a União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO), formada por mais de 15 mil pesquisadores de 700 instituições em 110 países.

“O Congresso que o Brasil pretende sediar será uma grande oportunidade para que setor florestal brasileiro conheça inovações tecnológicas e de pesquisa, bem como as tendências para o futuro da pesquisa florestal em outras partes do mundo”, afirma o diretor de Pesquisa e Informações Florestais do Serviço Florestal Brasileiro, Joberto Freitas. “Além disso, espera-se ampla participação de estudantes e professores universitários no evento, gerando conhecimento e inovações para o setor no Brasil”, acrescenta.

A representante da IUFRO no Brasil, Dra. Yeda Maria Malheiros de Oliveira, pesquisadora da Embrapa Florestas, ressalta que “são grandes as oportunidades de cooperação sul-sul, por meio ampliação das ações em rede entre instituições de pesquisa e outros segmentos do setor florestal”. “Organizar um evento deste porte é um grande desafio, tanto para as instituições já envolvidas como para as parcerias a serem estabelecidas com institutos de pesquisa, universidades, empresas e ONGs, mas o amadurecimento da pesquisa florestal brasileira torna o momento bastante adequado”, completa.

Seleção
A capital paranaense foi escolhida entre outras 8 cidades que se candidataram para receber o encontro. Essa decisão ocorreu em junho na Costa Rica, durante o 3º Congresso Latino-Americano da IUFRO (IUFROLAT), e será oficializada durante o próximo congresso mundial da IUFRO, marcado para outubro em Salt Lake City, nos EUA.

“A escolha do Brasil como sede também representa uma oportunidade estratégica para promover a IUFRO no Brasil e na América Latina, onde o número de membros é relativamente menor do que em outras regiões do mundo. Além disso, um número muito maior de cientistas de instituições de pesquisa em florestas e universidades da América Latina poderá participar do Congresso.”, explicou o presidente da IUFRO, Niels Elers Koch.

Este importante evento será organizado conjuntamente pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Curitiba, capital do Estado do Paraná. Freitas acrescenta: “Estamos orgulhosos de ser o primeiro país latino-americano a sediar um Congresso Mundial da IUFRO. Isso nos propiciará não apenas uma oportunidade para incrementar a participação de instituições brasileiras em agendas internacionais de pesquisa, mas também impulsionar a agenda de pesquisa florestal e aumentar a importância política e social da ciência florestal no Brasil.”

A IUFRO tem mais de 120 anos de existência e a sua missão é promover o compartilhamento global de estudos relacionados às florestas; disseminar o conhecimento e a gestão sustentável dos recursos florestais mundiais para benefícios econômicos, ambientais e sociais, bem como contribuir para a promoção da aplicação da ciência na formulação de políticas florestais.

No Brasil, são membros da IUFRO a Embrapa (representação nacional), o SFB, o INPA-Manaus, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Instituto de Pesquisas Florestais de São Paulo e as empresas Fibria e Arcellor Mital.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada