dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade        
Vespas para controle biológico de lagartas são distribuídas em lavouras de milho no RS
Inseto minúsculo parasita ovos das mariposas, controlando as lagartas, tanto da espiga como do cartucho, de forma sustentável
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater/RS-Ascar
23/12/2013

Nos 14 hectares de milho para silagem cultivados por Mariane e Alexandre Massignan, em Farroupilha, foram distribuídas, nesta sexta-feira e sábado (20 e 21/12), cartelas com ovos das vespas Trichogramma sp.. Ao nascer, o inseto minúsculo vai parasitar os ovos das mariposas, controlando as lagartas, tanto da espiga como do cartucho, de forma sustentável.

Mariane considerou a aplicação fácil e rápida. A família conheceu a alternativa em um Dia de Campo promovido pela Emater/RS-Ascar para divulgar a campanha estadual que visa substituir o uso de inseticidas pelo controle biológico, protegendo o meio ambiente e a saúde dos produtores. Para Mariane, o fato de não precisar trabalhar com produtos químicos foi a principal motivação para testar o controle biológico. De acordo com ela, há dois anos e meio o marido teve um sério problema de saúde (câncer), que pode ter sido causado pelo uso de agroquímicos.

Para utilizar o controle biológico, a família trocou o milho transgênico pelo híbrido comum, que custa menos da metade do preço. Em Farroupilha, oito famílias estão utilizando o controle biológico em 33 hectares de milho. Para incentivar o uso, a aquisição do agente biológico, produzido em laboratório, foi totalmente subsidiada pela Secretaria Municipal da Agricultura. Conforme o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar de Farroupilha, Milton Grassiani, essas lavouras vão servir como unidades demonstrativas, como polo de difusão dessa tecnologia, para que a cada ano a área aumente. Atualmente, no município são cultivados 1.200 hectares de milho, sendo 600 ha destinados à produção de grãos e 600, para silagem. As propriedades onde o sistema de controle foi implantado serão acompanhadas pelos técnicos da Emater/RS-Ascar, mas o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, João Villa, garante que a tecnologia é eficiente no controle da praga, além de ter baixo custo e ser sustentável.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada