dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/05/2019            
 
 
    
Sanidade animal    
Cuidados para controle da mosca e borrachudo
Embrapa Suínos e Aves recomenda atitudes simples que podem ajudar a controlar os insetos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Suínos e Aves
27/12/2013

O calor do verão traz sempre consigo a possibilidade de um grande inconveniente em regiões que concentram a produção animal, como nos municípios do Alto Uruguai catarinense: o excesso de moscas e borrachudos. Apesar dos avanços na proteção dos rios, o início do verão 2013/2014 está chamando a atenção pela grande quantidade dos dois insetos, tanto na cidade quanto no interior. De acordo com a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC), atitudes simples podem ajudar a controlar moscas e borrachudos.

Segundo Doralice Pedroso de Paiva, pesquisadora aposentada da Embrapa e uma das principais referências nacionais no assunto, a presença de moscas e borrachudos no verão se deve a uma conjugação de fatores. “Há condições como o calor e a chuva constante, que favorecem o borrachudo, que precisa de água corrente para depositar os ovos nos rios. Essa mesmas condições ajudam as moscas, que necessitam de umidade nos dejetos para se reproduzirem”, destacou Doralice.

As condições climáticas são completadas pelo manejo equivocado dos resíduos orgânicos. Só há borrachudos e moscas em excesso porque ainda não se está cuidando como se deveria dos dejetos no interior e do lixo na cidade. Segundo Doralice, a aplicação equivocada dos dejetos no solo é uma das explicações para que os borrachudos ainda encontrem matéria orgânica nos rios. Já para as moscas, a limpeza incorreta de calhas nas instalações de suínos, a aplicação equivocada de dejetos suínos no solo e o acondicionamento irregular de lixo são causas para a presença exagerada do inseto.

A Embrapa Suínos e Aves disponibiliza várias publicações sobre o assunto. Uma opção é o folder Controle do Borrachudo, disponível gratuitamente. Outra publicação da Embrapa sobre o assunto se chama Controle de moscas e borrachudos baseado no manejo de dejetos em criações de suínos.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada