dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Nutrição Vegetal      
Café: é preciso melhorar o aproveitamento dos adubos na lavoura
As perdas dos adubos estão relacionadas a 4 tipos de fatores: a erosão, a lixiviação, a volatilização e a fixação ou indisponibilização
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
J.B. Matiello e A.W. R. Garcia*, Rede Social do Café
16/01/2014

A adubação é uma prática importante na lavoura cafeeira, por influenciar diretamente a produtividade. Ela é significativa, também, sobre o custo de produção, pois representa cerca de 20% das despesas anuais com custeio da lavoura. Por isso, na condição atual, de preços baixos do café, é necessário, ainda mais, racionalizar o uso dos adubos.

As perdas dos adubos estão relacionadas a 4 tipos de fatores: a erosão, que arrasta superficialmente e leva os adubos para fora do alcance das raízes, ou para fora da área, problema maior nas lavouras novas e nas áreas amorradas; a lixiviação, que promove a perda, junto com a água, de nutrientes em profundidade, mais significativa para o nitrogênio, o enxofre e o boro; a volatilização, pela qual ocorre a perda pelo ar, comum em adubos como a uréia; e a fixação ou indisponibilização, como ocorre com os adubos fosfatados (ligados a óxidos de alumínio e Mn) e com os micro-nutrientes (Zn, B , Fe ,Cu e Mn) que se tornam menos disponíveis em condições de pHs altos.

Com relação ao Nitrogênio, alem da influência da erosão, da lixiviação e da volatilização (em algumas fontes) 3 processos podem, também, interferir na sua disponibilidade: A mineralização (da matéria orgânica), a imobilização (pelos microorganismos) e a perda, também, por dinitrificação.

A uréia tem sido a fonte de N mais usada na lavoura cafeeira, pelo seu relativo menor custo da unidade de N, em comparação com outras fontes nitrogenadas. Por outro lado, é a fonte que tem sido mais problemática em relação às perdas. Aplicada na superfície, em condições de solo seco ou em solo bem úmido, a perda da uréia ou fórmulas que a contem é menor.

Com pouca umidade, sob a saia do cafeeiro, a uréia sofre a ação da urease, enzima produzida por micro-organismos do solo, mais ativos onde existe matéria orgânica. Por isso, sobre solo limpo a perda sempre é menor. A urease quebra a molécula de uréia, transformando-a em amônia (que se perde para a atmosfera), CO2 e água. São relatadas na literatura perdas acima de 30% do N, chegando até 70%. Sabe-se que parte dessa amônia volatilizada, a partir da uréia aplicada, pode ser absorvida pelas folhas do cafeeiro, especialmente nas lavouras adultas e adensadas.

Em função das perdas de N da uréia existem alguns adubos especiais no mercado, de liberação lenta e controlada, com diferentes modos de ação, baseados na inibição de urease, na proteção com partículas de cobre e boro, nametilação ou proteção física da ureia etc.

Não existem definições precisas sobre os níveis de aproveitamento dos adubos. Em termos gerais, pode-se considerar que, em média, os adubos nitrogenados têm 50-70% de aproveitamento, os fosfatados 30-50% e os potássicos 80-90%, estes inclusive sendo bem armazenados em profundidade.

O maior aproveitamento dos adubos aplicados, objetivo que deve ser alcançado pelo cafeicultor, depende do manejo correto de alguns fatores, aí se destacando: a fonte de adubo, o modo e a época de aplicação, o tipo e correção do solo, a condição climática, a situação da lavoura (idade, espaçamento, declividade, etc), e as práticas de manejo na lavoura, como o controle do mato, a irrigação, as operações mecanizadas que não destruam as raízes, etc.

Especificamente, quanto à fonte de adubo e sua correlação com o tipo/correção do solo, constata-se que existem problemas com os adubos nitrogenados e com os fosfatados. Os primeiros por perdas e os segundos por fixação no solo. Os solos bem corrigidos resultam menores perdas e fixação e os solos mais arenosos trazem menores problemas de imobilização de adubos fosfatados solúveis.

Em função (mais provável) das perdas do N de adubos como a uréia, ensaios onde são comparadas fontes de nitrogênio na adubação do cafeeiro, como o aqui apresentado (quadro), mostram as fontes Nitrato e Sulfato de Amônia resultando em maior produtividade do cafeeiro, no médio prazo.


Produção, na média de 3 safras úteis, em cafeeiros sob diferentes fontes de adubo nitrogenado. Martins Soares, MG, 2002 (Fonte: Matiello et alli, Anais 28 CBPC, Mapa/Procafe, 2002, p. 77)

*Engenheiros Agrônomos do Mapa e da Fundação Procafé

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Adubação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada