dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/05/2024            
 
 
    
Pesquisa    
Fundecitrus contrata especialista espanhol em biotecnologia
Estudos do pesquisador comprovaram que a desativação do limoneno torna as laranjas menos atraentes à mosca das frutas e ao apodrecimento
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fundecitrus
20/02/2014

O Fundecitrus contratou o pesquisador espanhol Leandro Peña, um dos pioneiros em transformação de citros no mundo. O especialista irá reforçar a equipe de biotecnologia da instituição que, atualmente busca a resistência das plantas de citros às principais doenças da citricultura.

Peña é um antigo colaborador das pesquisas do Fundecitrus voltadas para o melhoramento de plantas. Estudos de sua autoria comprovaram que a desativação do limoneno (composto essencial da casca de frutos cítricos) torna as laranjas menos atraentes à mosca das frutas e ao apodrecimento causado pelo fungo Penicillium.

Tal descoberta originou uma pesquisa do Fundecitrus, realizada em conjunto com a pesquisa de Peña, que possibilitou a utilização para a mesma técnica nos estudos de resistência da laranjeira à pinta preta.

A contratação de Peña tem relação com o avanço nestas pesquisas. “Agora temos plantas para testar. Temos resultados muito bons em laboratório, mas precisamos ver seus efeitos no campo”, afirma o pesquisador espanhol.

Para desenvolver pesquisas relacionadas à resistência ao HLB (Huanglongbing/greening) e acompanhar os testes, o pesquisador mudou-se para o Brasil. “É um desafio pessoal e profissional importante”, define. “É um momento crítico para a pesquisa de biotecnologia e os resultados são bastante promissores”.

O estágio da pesquisa de biotecnologia com plantas de citros no Brasil, um dos mais avançados no mundo, foi um dos incentivos para o pesquisador deixar a Europa. O outro foi o trabalho desenvolvido pelo Fundecitrus.

“No Brasil podemos ir com laranja geneticamente modificada para o campo até a frutificação, uma oportunidade de entender a cultura até a produção do fruto. Boa parte por mérito do Fundecitrus que faz um trabalho importante para o citricultor, que não é comum em outros locais do mundo. Tenho muita admiração pelo Fundecitrus”, afirma o pesquisador.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada