dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     31/03/2026            
 
 
    

A capital brasileira foi eleita em fevereiro deste ano por 23 governadores do Conselho Mundial da Água para sediar o Fórum Mundial da Água, em 2018. Esse é o maior evento em recursos hídricos do planeta. Na última edição, um público estimado de 35 mil pessoas compareceram à cidade francesa de Marselha. A escolha demonstra a importância do Brasil na preservação e conservação dos recursos hídricos.

Precisamos nos preparar para mostrar o que o país faz quanto à gestão desse recurso natural e sua eficiência de uso. E nenhuma atividade terá papel mais preponderante do que a agropecuária.

De acordo com o último relatório “Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil”, da Agência Nacional de Águas, a vazão de água efetivamente consumida no país, que representa 51% da vazão retirada, mostrou que 72% corresponderam à demanda de irrigação e 11% da dessedentação animal, portanto, 83% do consumo de água, tendo como referência o ano de 2010, se deu pelas atividades agropecuárias. A grandeza desses números aliada a uma generalizada falta de conhecimento de como os alimentos são produzidos é e continuará sendo constante motivo de conflito.

A realização do Fórum no Brasil exigirá que nos preparemos, não só em termos organizacionais, mas na geração de informações e conhecimentos que nos possibilitem ser atores principais, subsidiando decisões e demonstrando quais práticas, processos e tecnologias propiciam as melhores eficiências e produtividades hídricas.

Para que o setor agropecuário brasileiro e as atividades agropecuárias tenham papel de destaque no evento, algumas ações devem ser iniciadas:

- que as instituições ligadas a agropecuária (associações, pesquisa, ensino e empresas) tenham assento na Comissão Organizadora e subsidiem na elaboração de programas/atividades que promovam discussões/decisões relacionadas ao tema;

- que os vários atores das cadeias agropecuárias iniciem ações, planejadas em conjunto, tendo dois objetivos: organizar as informações disponíveis sobre o uso da água na agropecuária brasileira e gerar informações que não dispomos e que se mostrem fundamentais para melhoria da gestão do recurso;

- a partir das informações organizadas e geradas, propor, monitorar e validar boas práticas hídricas para melhor eficiência de uso do recurso;

- estabelecer indicadores de desempenho e eficiência hídrica para cada tipo de prática com o objetivo de validá-la e subsidiar a tomada de decisão durante o Fórum.

A mais importante de todas as ações e mais difícil de ser implementada é a mudança cultural. Mudarmos a cultura de entender a relação da água com a agropecuária como o uso de um recurso abundante, infinito e de custo econômico e ambiental baixos. Se até 2018 conseguirmos mudar essa cultura, ou seja, internalizar o manejo hídrico nas cadeias produtivas agropecuárias, teremos muito que mostrar e orgulho de produzir alimentos com segurança hídrica.

Em tempos de Copa do Mundo de Futebol podemos dizer que a bola está conosco. Essa é uma bola diferente, redonda, mas com predomínio da cor azul. Atende pelo apelido de Planeta Água e dependemos dela para tudo que imaginarmos. Não há produção de alimentos sem água!

Capacitação
Nestas quinta e sexta-feira, 20 e 21 de março, a Embrapa Pecuária Sudeste realiza o III Simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos (III SPARH) na cidade de São Carlos (SP). Palestrantes do Brasil, Alemanha e Chile vão abordar temas relacionados aos recursos hídricos, como pegada hídrica, tecnologias de tratamento de resíduos e efluentes, custo da água e experiências internacionais em manejo hídrico.

A programação completa e mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do III SPARH.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Recursos Hídricos
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada