dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Meio Ambiente      
Técnicos do IAP participam de curso sobre produção de mudas para restauração ambiental
viveiros do IAP produzem atualmente quatro milhões de mudas nativas ao ano e, em alguns anos, chegarão a produzir oito milhões
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Florestas
09/04/2014

Na última semana, viveiristas e técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) participaram de um curso sobre produção de mudas de espécies florestais nativas, promovido pela Embrapa Florestas (Colombo, PR). Cerca de 40 pessoas, de todo o estado do Paraná, estiveram presentes, contemplando representantes de todos os 20 viveiros do órgão estadual.

Os viveiros do IAP produzem atualmente quatro milhões de mudas nativas ao ano e, em alguns anos, chegam a produzir oito milhões. Com a regulamentação do CAR, um dos dispositivos do Código Florestal, a demanda deve passar para 10 milhões de mudas de espécies nativas por ano. “A adequação ambiental das propriedades rurais é uma demanda bastante forte atualmente, e quem lida com este assunto precisa estar atento às principais técnicas e metodologias de restauração ambiental”, afirma o coordenador técnico do curso, Emiliano Santarosa, da Embrapa Florestas. “A produção de mudas de qualidade é um item fundamental para o sucesso dos plantios de recuperação ambiental”, completa.

O curso funcionou como uma reciclagem para os participantes. “Queremos aperfeiçoar a produção de mudas nativas e identificar as novidades tecnológicas”, explicou Mariese Cargnin Muchalin, diretora de Restauração e Monitoramento da Biodiversidade do IAP. Para isso, o evento contou com teoria e prática. As palestras abordaram desde temas como seleção de matrizes para coleta de sementes, coleta e beneficiamento das mesmas, quebra de dormência, planejamento de viveiros e produção de mudas por via sexuada, até principais pragas e doenças em mudas. As técnicas de propagação tiveram destaque tanto na parte teórica quanto na prática, que foi realizada nas casas de vegetação da Embrapa Florestas e no viveiro do IAP.

Os participantes puderam aprofundar conhecimentos sobre propagação sexuada, que é quando a muda é produzida a partir de sementes, e também propagação vegetativa, quando são utilizadas partes de plantas para produção de mudas. Entre estaquia, miniestaquia, microestaquia, mergulhia e enxertia, foi a última que chamou mais a atenção. “Pude sanar muitas dúvidas sobre enxertia, os conhecimentos foram encaixando com o que fazemos na prática”, afirmou o viveirista Dirlei Fragoso.

“Pretendemos melhorar o processo de coleta de sementes, além de aumentar a diversidade local e a qualidade das mudas, para que tenham melhor pegamento em campo”, explica a chefe do Departamento de Produção de Mudas Nativas do IAP, Maria Cecília de Oliveira Bastos.

“Este primeiro curso superou as expectativas”, comentou Mariese Muchalin. “Queremos, agora, avançar também em técnicas e modelos de restauração florestal, que deve ser o tema do próximo curso desta parceria com a Embrapa Florestas”.

Segundo Emiliano Santarosa, “a troca de experiências entre as instituições é fundamental. Da parte do IAP, ficam atentos às novidades tecnológicas para adoção em seu dia a dia e, para a Embrapa, também é uma forma de identificarmos demandas”. O curso faz parte do projeto “Florestas na propriedade rural: modelo de estratégias para transferência de tecnologia florestal”.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada