dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/07/2017            
 
 
    

Pesquisas revelam que comer frutas e verduras melhora em 42% a longevidade da vida, diminui a chance de câncer e ataques cardíacos, além de contribuir para a diminuição de peso. Uma chamada dieta do homem da idade da pedra, 2 + 5, quer dizer duas porções de frutas e mais cinco de verduras ao dia, faz um enorme bem para a saúde humana e, quem são esses produtores de hortifruti no Brasil?

A propriedade média é de 10 hectares e o grosso da produção encontra-se ao largo das grandes rodovias. Sucessão é um drama, pois um em cada cinco produtores dizem não ter sucessores de suas propriedades, 23,5% entre analfabetos e primário incompleto, 73% com formação só do primário; 99% são brasileiros, 76% fazem a contabilidade eles mesmos, 17% não faz cálculo de custos e só 8% dizem conhecer as leis; 80% dos produtores de hortifruti ganham até R$ 60 mil por ano. Somente 2,5% ganham mais de R$ 360 mil/ano.

Essa é uma pesquisa conduzida pelo Sebrae no Brasil, recentemente. Esses são os produtores que geram cerca de 32% do faturamento dos supermercados brasileiros. E agora, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) lançou o programa Rama (Rastreabilidade e Monitoramento dos Alimentos) exatamente para elevar a segurança, a qualidade e evolução desse segmento vital para a saúde humana, e para a viabilidade das micro e pequenas propriedades rurais do país. Uma nova geração de jovens e pessoas bem preparadas deverá nos próximos anos ser atraída para esse novo campo, onde hortifrutis serão cada vez mais valorizados.

Artigo originalmente publicado em 10/4/2014

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Arci Mendes
10/04/2014 - 09:49
Muito boa abordagem Tejon.
Produtores de Horti Fruti produtos não tem uma vida boa, a pesquisa do Sebrae mostra isso, a não sucessão comprova isso, é uma vida sofrida, os filhos são alijados de acessibilidades, nem tudo pode ser mecanizado,... normalmente o produtor gasta mais de um dia de sua vida para viver um dia, para alimentar um montão de pessoas no centros urbanos, e muitos ainda querem produtos orgânicos muito mais difícil d eproduzir. Temos que tomar cuidado para não ter somente os olhos do consumidor, se os olhos do produtor estão cheios de poeira e sol.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Familiar
Palavras-chave

 
25/07/2017
IV Encontro Regional de Plantio Direto na Palha
Chapecó - SC
29/08/2017
11º Congresso Brasileiro do Algodão
Maceió - AL


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada