dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    

Na Amazônia, o desafio para produzir alimentos deve considerar vários aspectos ligados ao desenvolvimento, como sustentabilidade e ambiente, segurança alimentar, e fatores estruturais, como acesso às localidades e organização social. As estratégias de intervenção devem, assim, considerar a diversidade dos ecossistemas, o conhecimento local agregado, as condições sociais, econômicas e culturais dos grupos de produtores.

No século passado, a década de 1970 representou grandes mudanças demográficas, ecológicas, sociais, econômicas e culturais na região. O Programa de Integração Nacional (PIN) atraiu, por meio de incentivos diversos, investidores e empresas para a região. Às comunidades indígenas e caboclas juntaram-se fluxos migratórios, procedentes do Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul do País, constituídos, na sua grande maioria, por trabalhadores rurais em busca de oportunidade para cultivar a própria terra. Esse contingente e mais os agricultores tradicionais demandaram por sistemas de produção mais eficientes levando em consideração os aspectos amazônicos.

A Embrapa iniciou sua atuação no Estado do Amazonas em 1974, por meio da Unidade de Execução de Pesquisa de Âmbito Estadual (Uepae) e do Centro Nacional de Pesquisa de Seringueira e Dendê (CNPSD). Atualmente é denominada Embrapa Amazônia Ocidental, com a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura na Amazônia, com ênfase no Estado do Amazonas, em benefício da sociedade.

Em função da importância da Agricultura Familiar para economia regional, as pesquisas da Embrapa Amazônia Ocidental, desenvolvidas em parceria com organizações públicas e privadas, têm procurado apoiar o desenvolvimento da agricultura familiar a partir de uma visão ampla. Por um lado, adequando as tecnologias e os sistemas de manejo, desenvolvendo, validando e demonstrando os sistemas de produção mais viáveis; por outro lado, procurando interagir com organizações locais e regionais de desenvolvimento, promovendo ações de capacitação e assessoramento aos agricultores, por meio de pesquisa participativa e difusão tecnológica, para superar gargalos de apoio à produção e gestão, promover ganhos de escala, comercialização e elevação do nível de renda dos agricultores pela inserção da produção familiar no mercado.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
FABIO
20/10/2015 - 00:14
Acredito que a Embrapa tenha um papel importante na Amazônia, e que tenha feito trabalhos importantes da década de 70 em diante, porém a agricultura na amazônia,parece ser mais figurativa do que concreta, no plano real, o governo federal (e os políticos) querem a amazônia intocada, dependente do sul e sudeste do país em termos de alimentos, basta um exemplo que o tomate e tambaqui que os amazonidas consomem vem de SP e até de Rondônia, ora a realidade de hoje e que sem a zona franca de manaus, o amazonas fica a pau e pedra, agricultura zero, sem estradas e fechado ao resto do país, intocada como querem os cartolas da política.Pesquisa e mais pesquisa, mas coisa acontecendo de verdade, zero.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Familiar
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada