dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Manejo    
Embrapa lança na Agrishow ferramenta que simula cultivo de pastagens no futuro
Novidade é uma ferramenta online de consulta e apoio ao produtor rural e aos técnicos para a tomada de decisões
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Pecuária Sudeste
25/04/2014

A Embrapa Pecuária Sudeste lança na 21ª edição da Agrishow a tecnologia “Cenários agrícolas futuros para forrageiras tropicais”. A feira será realizada de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP). A novidade é uma ferramenta online de consulta e apoio ao produtor rural e aos técnicos para a tomada de decisões. Com simulações baseadas em histórico climático e de produção, será possível projetar e quantificar o cultivo de pastagens em diferentes regiões do país na atualidade e no horizonte futuro de 2025 e 2050. Os cenários, pela antecipação de riscos, podem contribuir para o planejamento mais adequado da propriedade, adoção de alternativas de adaptação a eventuais efeitos das mudanças ambientais e como fonte de informação para programas governamentais.

A Unidade de São Carlos também vai apresentar, nesta edição da Agrishow, resultados de pesquisas focadas no desenvolvimento da agropecuária e em alternativas para diversificar a renda do produtor rural e reduzir impactos ambientais. São três tecnologias: a forrageira Guandu BRS Mandarim, o sistema integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e o manejo intensivo de pastagens. Além disso, os participantes vão encontrar informações sobre o projeto de transferência de tecnologia Bifequali TT, que promove o desenvolvimento da pecuária de corte. O foco do programa é capacitar técnicos, monitorar atuação nas propriedades e avaliar o impacto da aplicação das tecnologias da Embrapa. A proposta é oferecer soluções para tornar a atividade dos produtores mais rentável e sustentável.

Tecnologias
A forrageira Guandu BRS Mandarim, desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sudeste, possui alto potencial para alimentação animal e adubação verde. Apresenta boa tolerância à seca e tem baixo custo de implantação.

Uma alternativa para diversificar a renda do produtor rural e reduzir os impactos ambientais é a integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Quando o pecuarista inclui florestas no sistema, ele proporciona conforto térmico aos animais, aumenta a produção de carne e, ainda, dispõe de uma fonte de renda adicional com a venda da madeira ou colheita da cultura anual, por exemplo. Também colabora para recuperação de pastagens degradadas e proteção do solo.

Uma opção para o produtor intensificar a produção pecuária é o pastejo rotacionado, uma técnica de manejo bastante utilizada. A área de pasto é dividida em piquetes, submetidos a períodos alternados de pastejo e descanso. O controle mais rigoroso do pasto permite um pastejo mais uniforme e eficiente. Além disso, evita a degradação da pastagem.

Outras informações podem ser obtidas no endereço www.cppse.embrapa.br/sac.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada