dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Máquinas e Equipamentos      
Concurso estimula redução de perdas na colheita de soja no PR
Com resultados positivos, objetivo do projeto é conscientizar proprietários e operadores de máquinas para uma colheita sem desperdícios
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater/PR
23/05/2014

Emater, Secretaria de Estado da Agricultura e instituições parceiras que realizam o Concurso Regional de Redução de Perdas na Colheita da Soja divulgam nesta sexta-feira, 23 de maio, em Francisco Beltrão, PR, os vencedores da última edição do Concurso que contou com a participação de 156 operadores de colheitadeiras, dos 20 municípios que integram a região administrativa da Emater de Francisco Beltrão.

Este é o quarto ano que o trabalho é realizado. Segundo o extensionista Ericson Fagundes Marx, da Emater de Francisco Beltrão e um dos coordenadores regionais do Concurso, desde a primeira edição a média de perdas vem caindo. “Os índices desse último concurso a gente já conhece e vai apresentar na tarde da hoje. Eles são inferiores aos de 2013, assim como os daquele ano foram mais baixos do que os de 2012. O que mostra que a iniciativa está atingindo o seu objetivo, que é conscientizar proprietários e operadores de máquinas para uma colheita sem desperdícios”.

Em 2013 os operadores do Concurso desperdiçaram em média 0,74 sacas de grãos por hectare, enquanto que a Embrapa define como aceitável 1 saca por hectare. No Brasil, ainda segundo este órgão de pesquisa, a média de perdas chega a 2 sacas por hectare.

Para reduzir o desperdício o operador precisa ter uma máquina bem regulada. Para isso, treinamentos promovidos pela Emater, Senar, Sindicatos e prefeituras preparam esses trabalhadores para a tarefa. A realização do trabalho sem pressa, com a máquina sendo conduzida na velocidade certa, assim como os cuidados no plantio e na condução da cultura, evitando a formação de sulcos de erosão e infestação com plantas invasoras, também contribuem para um bom resultado.

Para avaliar o desempenho dos operadores, equipes formadas por quatro profissionais foram a campo utilizando metodologia desenvolvida pela Embrapa. As amostras foram identificadas e encaminhadas para a Claspar que fez a pesagem dos grãos.

Além do Concurso Regional de Francisco Beltrão que teve a parceria da Prefeitura local, Colégio Agrícola do Sudoeste e Senar, a Emater, com a ajuda de organizações colaboradoras, realiza outros quatro grandes Concursos de Redução de Perdas na Colheita da Soja no Estado: o Regional de Maringá e os Municipais de Cambé, Ibiporã e Rolândia.

A divulgação dos operadores melhores classificados no Concurso Regional de Francisco Beltrão acontecerá durante evento técnico que deve reunir cerca de 800 pessoas, entre agricultores, profissionais da área agronômica, representantes de organizações de representação dos produtores rurais e lideranças políticas. Na mesma oportunidade serão conhecidas as famílias que no último ano foram destaques no desenvolvimento da atividade leiteira. Foram eleitas uma por município da Região.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Colheita
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada