dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Produtos e Serviços      
Seminário traz novas possibilidade de cultivos para o Nordeste
Evento que começa nesta quinta, 29, em Pernambuco, apresenta, entre outras coisas, a cultura da pera como uma das alternativas para a região
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Marcelino Ribeiro, Embrapa Semiárido
28/05/2014

A diversificação de cultivos para os perímetros irrigados na região do Vale do São Francisco é um assunto em discussão nas organizações dos produtores, no meio acadêmico e na esfera da política agrária pública. Daí, explica o pesquisador da Embrapa Semiárido Flávio de França Souza, a atualidade do seminário sobre "Novas frutíferas para o Semiárido Irrigado", que acontece durante a realização da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), no dia 29 de maio, no auditório do Senai, em Petrolina-PE.

O evento traz para o debate os resultados de pesquisas em andamento na Embrapa Semiárido para adaptação do cultivo comercial de macieira, do pereiro e do caquizeiro no ambiente quente do Nordeste. Flávio, que é membro da Comissão Organizadora, destaca a evolução dos estudos com essas espécies, desde os dados coletados em área experimental da Embrapa àqueles registrados em testes nas áreas de produtores.

A programação de palestras do seminário expõe esta situação. Pesquisadores da Embrapa fazem palestras sobre questões relacionadas à fitossanidade, à pós-colheita e ao mercado das culturas. Ao mesmo tempo, dois produtores, que participam do projeto de pesquisa, fazem uma avaliação técnica e falam das perspectivas do cultivo do caquizeiro e macieira no Vale do São Francisco.

Pesquisas
De acordo com Flávio França, estas três culturas são apenas parte de uma pesquisa mais abrangente da Embrapa, que envolve 22 projetos (11 já em andamento) e 118 pesquisadores e técnicos de 25 instituições. Maçã, caqui, pera e ainda a ameixa e o cacau formam um grupo de culturas alternativas para as quais está prevista a definição de um sistema de produção que dê viabilidade econômica aos plantios.

Em uma segunda linha de pesquisa, o objetivo é realizar estudos com várias culturas já implantadas na região, mas que requerem ajustes que tornem mais rentáveis os plantios. Este é o caso das pesquisas com banana, goiaba, coco, acerola, tâmara, citros (tangerina, laranja, limão, mexericas e pomelos) e as anonáceas (pinha, atemoia e graviola).

"A opção por essas culturas é resultado do estreito relacionamento que temos com o setor produtivo e que nos permitiu realizar um levantamento criterioso das demandas prioritárias da fruticultura irrigada regional", afirma o pesquisador da Embrapa.

Para ele, ampliar as opções de espécies frutíferas que possuem potencial de bom retorno econômico é uma estratégia para a sustentabilidade da fruticultura no Semiárido. "A concentração do negócio agrícola irrigado no binômio ‘mangueira e videira', culturas que respondem por 65% do valor de produção anual de frutas na região, cria um quadro de vulnerabilidade para a economia local, pois suas receitas ficam muito expostas aos efeitos das crises internacionais e das oscilações cambiais".

A diversificação também atende uma demanda da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), que investe na instalação de novos perímetros irrigados da região Nordeste. "Aumentar a área plantada mantendo as mesmas alternativas de cultivos poderá causar problemas na comercialização das frutas produzidas", declara Flávio.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada