dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
Agroindústria      
Fábrica de Combustível Alternativo será Inaugurada no Rio Grande do Norte
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Solos
24/06/2014

A fábrica Briquetes Vale do Açu (BVA) está instalada no Campus Ipanguaçu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e vai ser inaugurada na próxima quinta-feira (26). A fábrica terá capacidade de produzir até 4.800 toneladas por ano de briquetes e foi construída com recursos do Programa Petrobras Socioambiental, através do Projeto Caatinga Viva.

O projeto, de autoria do pesquisador Sílvio Tavares, da Embrapa Solos, tem como objetivo propor mudanças na matriz energética das indústrias do Baixo-Açu, hoje quase que totalmente dependentes da lenha e do carvão vegetal nos seus processos produtivos. 

As técnicas rudimentares de extração da madeira, aliadas ao crescimento da economia, estão intensificando o ritmo da devastação de um dos biomas mais raros do mundo – a Caatinga, que só existe no semiárido nordestino e que, no estado do Rio Grande do Norte, ocupa 48.700 km² do seu território.

As principais matérias-primas a serem utilizadas na fabricação dos briquetes na BVA serão os resíduos da produção de cera de carnaúba, espécies vegetais plantadas com fins energéticos, como capim-elefante, sorgo biomassa, cana-fibra e outras culturas energéticas, além de restos de poda urbana.

“Ao oferecermos um combustível alternativo, de boa qualidade, com boa relação custo-benefício e sem necessidade de licença especial para ser adquirido, estamos ajudando de forma bem objetiva a amenizar a pressão antrópica sobre o Bioma Caatinga, além de gerar outras oportunidades de ocupação e renda para a população local ", diz o pesquisador da Embrapa Solos Silvio Tavares.

Além da Embrapa, também atuam no Caatinga Viva o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agronomos (ANEA) e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada