dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Agroindústria    
Cooperativa, Embrapa e Incra inauguram agroindústria em assentamento de reforma agrária no Rio
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Agroindústria de Alimentos
25/06/2014

A primeira agroindústria de alimentos em assentamento de reforma agrária no estado do Rio de Janeiro foi inaugurada, na última segunda-feira, dia 19/05, em Campos dos Goytacazes, Norte fluminense. A unidade agroindustrial é resultado de projetos desenvolvidos pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, INCRA e outros parceiros, e contou com a participação direta dos produtores em todas as suas etapas. Os produtores criaram a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Marreca e Babosa (COOPAMAB) para gerenciar o empreendimento coletivo.

Participaram da inauguração os cooperados e assentados, representados por Vanilce Rangel, presidente da Cooperativa; Dra. Angela Furtado, chefe geral substituta da Embrapa Agroindústria de Alimento; Gustavo Souto, superintendente do INCRA; José Octávio Câmara Fernandes, Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário; secretários de Governo e Agricultura do Município de Campos, entre outros parceiros e colaboradores.

A unidade de processamento sustentável de cana-de-açúcar tem capacidade para processar 7 a 8 ton de cana-de-açúcar por dia, em um turno de trabalho, com rendimento de 10% e vai produzir açúcar mascavo, melado e rapadura. Poderão ser beneficiadas 132 (cento e trinta e duas) famílias residentes nos projetos de assentamento Fazenda Ilha Grande e Che Guevara. A agroindústria atende aos requisitos da legislação sanitária e é composta por duas edificações com 366 m² de construção que abrigam as áreas de moagem e de processamento industrial.

O pesquisador da Embrapa, Rodrigo Paranhos Monteiro, aponta que "O objetivo da Embrapa e parceiros é beneficiar as famílias envolvidas e transformar a fábrica numa unidade demonstrativa piloto de empreendimento agroindustrial coletivo autogestionado que servirá como referência para regiões com o mesmo perfil. O técnico destaca que o empreendimento é resultado de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação iniciadas em 2005 envolvendo a contribuição de grande número de pessoas, instituições e empresas parceiras: "Realizamos diagnósticos participativos, estudos de cadeias produtivas, testes com o processamento de matérias-primas oriundas da produção dos assentamentos, elaboração participativa do projeto agroindustrial, seminários, treinamentos, visitas a empresas da região e a feiras de agricultura familiar, sempre envolvendo as famílias produtoras". Segundo o INCRA, "a construção da agroindústria para a produção de açúcar mascavo, rapadura e melado é uma alternativa de renda para os agricultores familiares dos assentamentos à comercialização da cana-de-açúcar in natura diretamente às usinas sucroalcooleiras".

Os projetos que deram sustentação à criação da agroindústria foram financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); Embrapa e INCRA (Programa Terra Sol).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada