dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Para Download    
Atlas digital dos cenários climáticos futuros para o Brasil estão disponíveis
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Meio Ambiente
03/07/2014

Foi disponibilizado um atlas digital dos cenários climáticos projetados para o Brasil com base no Quarto Relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, 2007) de variáveis de interesse agrícola. Os autores são Emília Hamada e Raquel Ghini, pesquisadoras da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), José Antonio Marengo, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cachoeira Paulista, SP), Bruno Silva Oliveira e Sulimar Munira Caparoci Nogueira, doutorandos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (São José dos Campos, SP).

O aquecimento do sistema climático é inequívoco e evidenciado pelas observações de aumento de temperatura das superfícies da terra e do oceano, sendo muitas das mudanças observadas desde a década de 1950 sem precedentes ao longo de décadas a milênios, segundo o IPCC de 2013. Devido à atividade humana, as concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa de dióxido carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) têm aumentado desde 1750, principalmente de emissões de combustíveis fósseis e, secundariamente, de mudança do uso da terra. A elevação gradual da temperatura provoca alterações na dinâmica da atmosfera, intensificando os ciclos hidrológicos e de energia e modificando potencialmente todos os aspectos do clima.

Conforme os autores, “o Atlas é constituído de uma coleção de mapas climáticos digitais de temperatura média do ar (mínimas, médias e máximas), precipitação pluvial, umidade relativa do ar e duração de período de molhamento foliar para o Brasil. São 504 mapas mensais abrangendo o clima do período de referência de 1961-1990 e simulados para os períodos futuros de 2011-2040, 2041-2070 e 2071-2100, dispondo de dois cenários de emissão de gases de efeito estufa do IPCC, B1 (otimista) e A2 (pessimista)”.

“Apresentado em uma mídia digital, a consulta se torna mais dinâmica e com qualidade visual, facilitando a análise dos mapas. Além disso, a publicação apresenta figuras, tabelas e dados originais das projeções de precipitação pluvial e temperatura média do ar dos modelos climáticos globais do Quarto Relatório do IPCC, com recorte para o Brasil, disponíveis em arquivos no formato texto, que podem ser acessados de maneira rápida”, complementam os autores.

Este documento é derivado principalmente dos resultados dos projetos da Embrapa "Impactos das mudanças climáticas globais sobre problemas fitossanitários" - Climapest - Macroprograma 1 e "Impacto das mudanças climáticas sobre doenças e pragas em cultivos de importância para a agroindústria da Argentina e do Brasil" - Climafitos - Macroprograma 3, de cooperação com o INTA-Argentina. Os mapas foram gerados em Sistema de Informações Geográficas e fazem parte da abordagem metodológica proposta para os estudos.

O acesso pode ser feito através dos sites da Embrapa Meio Ambiente ou da Infoteca da Embrapa.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada