dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Genética      
Evento incentiva trocas de sementes e de experiências
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Agropecuária Oeste
18/07/2014

A partir desta sexta, 18, e até o dia 20 de julho, acontece em Juti, MS, no Salão da Paróquia Santa Luzia, a 10ª edição da Feira de Sementes Nativas e Crioulas e de Produtos Agroecológicos de Juti, MS. O evento é uma importante oportunidade para os agricultores familiares trocarem sementes e experiências que agreguem valor a produção agrícola regional e que permitam a conservação de sementes de cultivo tradicional. Essa edição do evento também ficará marcada por uma homenagem especial preparada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), para a irmã Lucinda (in memmoriam), uma das idealizadoras do evento e grande incentivadora das trocas entre os agricultores familiares.
 
"Esse evento tem uma característica muito singular, pois reúne de forma simples, pessoas interessadas em trocar sementes, informações, experiências e peculiaridades sobre as plantas selecionadas. Os agricultores e as instituições participantes escolhem o que tem de melhor e levam suas sementes para trocar. É um evento que conta com muita solidariedade, herdada pelo trabalho incansável feito pela Irmã Lucinda e hoje, pelos seus sucessores, sendo uma delas a Professora Zefa, da UFGD", explica o Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia, Auro Akio Otsubo.
 
Segundo ele, a Embrapa Agropecuária Oeste sempre participou como apoiadora do evento, nesta 10ª. edição está envolvida com a realização do mesmo. Ele conta que será a primeira vez que Unidade vai participar com um espaço de atendimento ao público, junto aos parceiros de outras instituições, produtores e outros participantes do evento, esse novo espaço denominado de "Troca de conhecimento e Experiências", e além da tradicional participação em palestras e mini-cursos.
 
A Embrapa está levando para o evento sementes de feijão caupi: BRS Guariba; de feijão comum: Pérola, BRS Estilo, BRS Ametista e BRSMG Realce e o estilosante Campo Grande (utilizado para consórcio em pastagem, aumentando a qualidade dos alimentos oferecidos para os animais), além de diversas publicações. "O material selecionado para levar ao evento é voltado para atender as necessidades
 
A Embrapa Agropecuária Oeste está levando para o evento materiais de diversas unidades da Embrapa. São sementes de feijão caupi: BRS Guariba; de feijão comum: Pérola, BRS Estilo, BRS Ametista e BRSMG Realce e o estilosante Campo Grande (utilizado para consórcio em pastagem aumentando a qualidade dos alimentos para os animais), além diversas publicações. "O material selecionado para levar ao evento é voltado para atender as necessidades da agricultura familiar, apresentando cultivares com maior resistência a doenças, excelente produtividade e com boa adaptação as características de solo da região", explica Auro.
 
Participam do evento estudantes de graduação e pós-graduação, agricultores familiares, indígenas e quilombolas, além da comunidade em geral. Durante o evento, os participantes também poderão prestigiar o 3º Seminário sobre uso e conservação do Cerrado do Sul de Mato Grosso do Sul, que acontece simultaneamente em Juti.
 
O evento é uma realização da Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Embrapa Agropecuária Oeste, Instituto Cerrado Guarani e UFGD e conta com apoio da Fundect, CNPq, Cooperfamiliar, Faculdade Anhanguera de Dourados, Irmãs de São José de Chamberi, Proext/MEC, Prefeitura Municipal de Juti, AADS, DFDA/MS, Rádio Criativa FM, SFA/MS, Sintraf/Juti, Funai, Sindicato Rural de Juti e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).
 
Site:http://sementescrioulasjutims.org
 
Mais Informações: http://sementescrioulasjutims.org/contato.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada