dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Agronegócio    
PIB agropecuário do DF registra expressivo aumento
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Seagri/DF
21/07/2014

O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário do Distrito Federal registrou aumento de 14,6% no primeiro trimestre de 2014, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Foi o setor que mais cresceu no DF, que, por sua vez, registrou elevação de 3,2% do PIB, nos três primeiros meses do ano.

Os dados são do Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal (Idecon-DF), calculado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

O aumento é significativo até mesmo quando comparado com crescimento do PIB agropecuário brasileiro, que nos últimos anos é o que mais cresce na economia brasileira.

No âmbito nacional, o setor agropecuário apresentou variação positiva de 2,8% no primeiro trimestre.

A tendência é que o bom desempenho permaneça, pois, segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, as exportações da agropecuária no DF cresceram 24% entre e janeiro e maio, em relação ao ano passado.

Em 2013, o setor foi responsável por quase 80% das exportações do DF, de acordo com dados da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).

Fatores
Para o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, muitos fatores contribuem para os resultados expressivos, como estabilidade climática e alta tecnificação da produção.

“Temos um grande leque de tecnologias disponíveis, como o desenvolvimento genético, a agricultura de precisão e a mecanização agrícola, tanto para cultivos e criações da agricultura familiar, quanto para a agricultura empresarial”, destaca.

As tecnologias também permitem o aumento do período de cultivo, assim como dos índices de produtividade.
 
O DF também possui uma área rural diferenciada, em relação às outras áreas rurais do país, com núcleos rurais com estradas em boas condições, energia elétrica, escolas, postos de saúde e ampla e qualificada rede de assistência técnica disponibilizada pela Emater, além de bases operacionais da Secretaria de Agricultura.
 
A ampliação do crédito também é outro fator importante. Nos últimos três anos, houve crescimento de 170% na tomada de crédito pela agricultura familiar e de 134% da agricultura empresarial para investir na produção.
 
A elevação de preços de commodities, como soja e milho, em que o DF registra altos índices de produtividade, também ajuda para o bom desempenho.
 
Oportunidades
Para o Valadão, o momento é propício para investir no setor, mas quem pretende entrar no ramo deve estar preparado. “O campo vive uma ótima fase. No entanto, não há espaço para aventureiros. A pessoa tem que ter característica empreendedora, profissionalismo e conhecer muito bem a área em que pretende atuar”, ressalta.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada