dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Genética    
Espírito Santo protege três cultivares de café Conilon
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Incaper
23/07/2014

Pela primeira vez, o Espírito Santo protege cultivares de café no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Das quatro variedades clonais de café Conilon protegidas no Brasil, três são do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper): as variedades clonais Centenária ES8132, Diamante ES8112 e ES8122 - “Jequitibá”.

O direito sobre a proteção das cultivares tem validade de 18 anos, e garante ao Incaper vantagem competitiva através da exclusividade de produção, reprodução, comercialização, importação/exportação e posse das cultivares protegidas. “Nenhuma outra instituição pode se utilizar destas variedades clonais sem antes estabelecer parcerias com o Incaper. Esse reconhecimento é a prova de que as cultivares são do Instituto, uma forma de comprovar a autenticidade do material. Para nós, pesquisadores e melhoristas, isso vale muito. Na vida profissional, é extremamente importante ser autor de cultivares protegidas”, orgulhou-se Maria Amélia Gava Ferrão, pesquisadora Incaper/Embrapa Café.

Ainda segundo Maria Amélia, não haverá cobrança de taxas tecnológicas (royalties) por parte do Incaper para a comercialização das cultivares. “A instituição não quer receber nenhum tipo de retorno financeiro com relação à comercialização destes produtos. Estamos protegendo o conhecimento. Somos uma instituição pública, é nosso dever gerar conhecimento, produtos e tecnologias para a sociedade”, afirmou a pesquisadora.

O processo para a obtenção do registro de proteção das cultivares começou em maio de 2013, antes mesmo do lançamento das variedades clonais. Foi necessário cumprir uma série de requisitos. Além do caráter inovador, a cultivar deve ter distinguibilidade (ser claramente distinta de qualquer outra); homogeneidade (suas características devem variar o mínimo possível) e estabilidade (suas características devem se manter nas sucessivas gerações).

No caso das variedades clonais Centenária ES8132, Diamante ES8112 e ES8122 - “Jequitibá”, o Incaper elaborou diversos relatórios técnicos com descrições minuciosas relacionadas a cada uma das cultivares. “Elencamos várias características, totalizando 42 descritores. Analisamos desde a largura e formato da folha até o comprimento e espessura da semente, passando por aspectos relacionados à floração, compatibilidade genética, uniformidade de maturação, reação a doenças, produção e qualidade. Cada uma das três variedades é composta por nove clones. Os 27 materiais foram avaliados um a um. Fizemos a média e apresentamos os resultados, indicando as diferenças, quando haviam, entre cada clone. Estes relatórios foram submetidos à comissão do Mapa. Depois de fazermos os ajustes necessários, de cumprirmos todas as exigências, o Serviço Nacional de Proteção de Cultivares concedeu ao Incaper o Certificado de Proteção de Cultivar”, explicou Maria Amélia.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada