dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Manejo      
Embrapa capacita sobre cultivo de tambaqui
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Clenio Araujo, Embrapa Pesca e Aquicultura
30/07/2014

Entre os dias 12 e 15 de agosto, acontece em Araguaína, no Norte do Tocantins, o primeiro módulo de capacitação continuada sobre cultivo de tambaqui em viveiro escavado. Em 28 horas-aula, temas como associativismo e cooperativismo, sistemas de cultivo, planejamento de produção e construção de viveiros serão abordados junto aos 40 participantes.

A capacitação é direcionada a técnicos e extensionistas multiplicadores de diferentes municípios tocantinenses. A parte teórica está marcada para a Câmara Municipal de Araguaína e a parte prática será em fazenda que tem parceria com a Embrapa Pesca e Aquicultura. No local, deverá ser instalada uma UAT (Unidade de Aprendizagem Tecnológica).

Além deste primeiro módulo, outros dois estão marcados para acontecer em setembro e em novembro deste ano, também em Araguaína. A coordenadora do projeto, Daniele Kloppel, espera que "os cursistas realizem a transferência dos conhecimentos e práticas, aprendidos no curso, para os produtores e que, dessa forma, ocorra a adoção de tais tecnologias no processo produtivo do tambaqui".

Projeto
A capacitação é parte do projeto "Transferência de tecnologia em piscicultura de água doce no estado do Tocantins: cultivo de tambaqui em viveiro escavado e tanque rede" ou projeto Peixe Mais. O objetivo geral é transferir tecnologias para o cultivo de tambaqui no estado de Tocantins tanto em viveiros escavados, como em tanques rede.

Além de capacitações continuadas de multiplicadores para os dois tipos de cultivo, estão previstas instalações de unidades de aprendizagem tecnológica também em viveiros escavados e em tanques rede. Ainda em agosto, deve começar em Palmas a capacitação continuada em cultivo de tambaqui em tanques rede. O MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) é a instituição financiadora do projeto Peixe Mais, que tem duração prevista até abril de 2015 e parceiros locais.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada