dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Manejo      
Agricultores participam de oficina sobre manejo do pessegueiro no RS
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater/RS-Ascar
31/07/2014

Cerca de 40 agricultores de Nova Palma, na Quarta Colônia de Imigração Italiana, beneficiários do contrato de assistência técnica e extensão rural para promoção da agricultura familiar sustentável (Ater Sustentabilidade/Lote 47), participam nesta quinta-feira (31/07), às 13h, de oficina sobre manejo da cultura do pessegueiro.

A oficina acontecerá em Linha do Soturno, no interior do município, na propriedade de Darci Antonio e Maria de Lourdes Rossato, sendo ministrada pela equipe local da Emater/RS-Ascar e pelo assistente técnico em Fruticultura do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheiro agrônomo Alfredo Schons. O conteúdo a ser apresentado é sobre podas, doenças, tratamentos e adubação do pessegueiro.

A mesma oficina ocorrerá para a cultura da videira, no próximo dia 8 de agosto, na localidade de São Francisco, na propriedade de Vilso e Bernardete Piovesan, às 13h.

A fruticultura ocupa um espaço importante na economia do município. O pêssego tem uma área total de 18 hectares, com produção aproximada de seis toneladas por hectare e são cultivadas, em sua maioria, as variedades delicioso, premier, coral, nectarina, cardeal, granada, marli e chimarrita, que são as que melhor se adaptam ao clima e solo locais. As uvas ocupam aproximadamente 87 hectares, destinadas para consumo das famílias e para fabricação de vinho, suco e geleias. A produção média é de 12 toneladas por hectare. A variedade mais cultivada é a francesa e, em menor quantidade, niagara, branca, rosê e isabel.

Ater Sustentabilidade
Na região de Santa Maria, o Contrato de Ater Sustentabilidade/Lote 47 é desenvolvido pelos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar de Agudo, Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Nova Palma, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Restinga Seca e Santa Maria, atendendo a 1,7 mil agricultores familiares, de um total de quatro mil famílias no conjunto do Lote.

Em Nova Palma, o contrato envolve 260 famílias de 16 comunidades beneficiárias. A meta é a promoção de uma rota crescente de sustentabilidade dos agroecossistemas, combinando a otimização no uso dos recursos naturais (solo, água e floresta) e o uso de insumos de base ecológica que gerem qualidade, produtividade e estabilidade da produção com crescimento econômico e conservação ambiental.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada