dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Agricultura orgânica        
Desafios do manejo de doenças em orgânicos são debatidos em Congresso de fitopatologia
Pesquisas sobre manejo do solo, homeopatia e experiências práticas em agricultura orgânica no Oeste paranaense foram os pontos debatidos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Iapar
20/08/2014

Os desafios do manejo de doenças em culturas orgânicas foram o tema de mesa-redonda realizada no 47º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, realizado em Londrina-PR. Os pesquisadores debateram desde o manejo do solo na agricultura orgânica, homeopatia em plantas até resultado de experiências práticas no Oeste do Paraná. A mesa foi coordenada por Regina Maria Vilas Boas Campos Leite, da Embrapa Soja.

A pesquisadora da Kassel University (Alemanha), Maria R. Finckh, abriu os trabalhos. Com a palestra Soil management and biodiversity: the central pillars of plant disease in organic agriculture, mostrou experiências no plantio de batatas nos EUA. Segundo a pesquisadora, a substituição do cobre pelos sistemas orgânicos para reduzir as doenças nas leguminosas apresentou bons resultados.

O uso de máquinas para a introdução de compostos nos campos, as barreiras naturais – que reduziram, de acordo com ela, até 57% o índice de doenças – e análises da experiência do controle de doenças nas plantações de café colombianas foram apresentados. “Elas não são protegidas com fungicidas, o que, além de cooperar com a sustentabilidade, trouxe uma economia de cerca de R$ 100 milhões”, ressaltou Maria Finckh.

A homeopatia no tratamento de plantas foi tratada pela pesquisadora Solange Monteiro de Toledo, do Iapar. Com o princípio da “cura pelo semelhante” e da “dinamização”, a homeopatia, conceituada pela primeira vez pelo grego Hipócrates (460 a.C), pode auxiliar no tratamento de doenças diversas.

Um dos exemplos de êxito, segundo Solange, foi a aplicação do óleo de eucalipto em feijoeiros para a diminuição de manchas. “Observamos uma redução de 72% nas manchas”, observou. A relação da homeopatia com a agroecologia, segundo a pesquisadora, se dá, além da relação com os orgânicos, com a promoção da saúde e a independência de recursos financeiros para o agricultor.

Pesquisador e professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Odair José Kuhn fechou a mesa com as experiências que trabalhadores do campo no Oeste do Paraná, na palestra Manejo de doenças na agricultura orgânica no modelo do Oeste paranaense: virtudes e desafios. Em sua maioria composta por propriedades de 15 hectares e com 16% de população rural, a região de cultura orgânica do Oeste sobrevive de principalmente de soja, milho, trigo e mandioca. A produção é vendida em mercados locais. Grande parte dos produtores não tem certificação: apenas 65 dos 800 são certificados.

O pesquisador relatou que as propriedades são em geral diversificadas e estáveis e lutam para conseguir atingir as premissas da agroecologia – produzir com justiça social, viabilidade econômica e de forma ecologicamente correta –, embora em alguns casos a falta de biodiversidade no local tenha atraído epidemias às lavouras. “Um produtor perdeu 60% de sua renda com uma epidemia em uma plantação de tomates. Quando não há diversificação, a chance de atrair pragas é muito maior”, alertou.

A promoção do evento é da Sociedade Brasileira de Fitopatologia e realização da Universidade Estadual de londrina (UEL), Embrapa Soja e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada