dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Qualificação e Aprendizagem    
Cultivo de tambaqui em tanque-rede é tema de capacitação
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Clenio Araujo, Embrapa Pesca e Aquicultura
25/08/2014

A partir desta segunda (25 de agosto) e até a próxima quarta (27), acontece na Embrapa Pesca e Aquicultura o primeiro módulo de capacitação continuada em cultivo de tambaqui em tanque-rede. A atividade faz parte do Projeto Peixe Mais, que trabalha também com o sistema de cultivo da espécie em viveiro escavado.

Cerca de 40 técnicos devem participar da capacitação e, posteriormente, atuar como multiplicadores, levando o conhecimento a outras pessoas com quem trabalhem, sobretudo piscicultores do Tocantins. “Nossa expectativa é capacitar esse grupo, de forma que haja um estímulo ainda maior à produção em tanques-rede, principalmente nos municípios contemplados com parques aquícolas. Um técnico bem capacitado tem potencial para prestar uma assistência mais adequada a produtores e minimizar a ocorrência de graves problemas nos primeiros ciclos de produção, que poderiam levar a uma desistência da atividade. Daí a necessidade de realizarmos esta formação, já que é uma modalidade de cultivo relativamente nova no estado”, explica Hellen Kato, coordenadora técnica da capacitação.

Hellen é analista de transferência de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura. Segundo ela, “além do pensamento voltado para os municípios no entorno do lago (de Palmas), as palestras contemplarão situações de produtores que desejarem iniciar produções em leitos de rio e em outros reservatórios, desde como licenciar até o processo produtivo em si. Assim, esses técnicos poderão prestar assistência e levar informações corretas a produtores do estado em qualquer situação referente à produção em tanques-rede”.

Programação
Estão previstas palestras e discussões sobre os seguintes temas: panorama da aquicultura; tanque-rede: conceitos iniciais; legislação ambiental para tanques-rede; associativismo e cooperativismo; noções de uso de GPS; batimetria; plano safra; legislação para o parque aquícola; acesso a mercados institucionais; treinamento para o Programa de Aquisição de Alimentos / Programa Nacional de Alimentação Escolar (PAA/PNAE).

Serviço
O que: primeiro módulo de capacitação continuada em cultivo de tambaqui em tanque-rede
Quando: 25 a 27 de agosto
Onde: auditório da Embrapa Pesca e Aquicultura (Quadra 104 Sul, Av. LO 01, Nº 34, Cj. 4, 2º pavimento)
Público: técnicos multiplicadores de diferentes municípios do Tocantins

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada