dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Agrotóxicos      
SC disponibiliza minuta de decreto sobre agrotóxicos para contribuições no Consulta Pública
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Seagri SC
27/08/2014

Está disponível no sistema Consulta Pública On Line minuta de decreto que dispõe sobre o controle de produção, comércio, uso, transporte, consumo e armazenamento de agrotóxicos em Santa Catarina. A minuta de decreto está aberta para contribuições do público até o dia 4 de setembro. Após a data, técnicos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) avaliarão as propostas recebidas dos cidadãos.

De acordo com o responsável pela fiscalização da Cidasc, Matheus Mazon Fraga, o projeto tem por objetivo modernizar a regulamentação de agrotóxicos no Estado. “A minuta também corrige falhas do atual decreto que abre brechas para pessoas com má-fé burlarem a fiscalização. Como consequência disso, conseguimos proteger com mais eficiência a saúde pública, o meio ambiente, nossos alimentos e, principalmente, nossa agricultura e nosso agricultor, na medida em que fiscalizamos também a qualidade deste importante insumo agrícola”, afirma Fraga.

Uma das mudanças em relação ao decreto anterior é o compartilhamento da fiscalização do uso de agrotóxicos entre a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e a Cidasc, o que permitirá a ampliação da inspeção no território catarinense. Este é o terceiro decreto que regulamenta a lei 11.069 de 1998 sobre o uso de insumo no Estado.

Segundo Fraga, Santa Catarina é hoje o quinto Estado brasileiro em produção de alimentos, mas o nono maior consumidor de agrotóxicos do país. “Isso demonstra que temos uma agricultura muito forte e diversificada, mas que temos um grande desafio quando ao consumo de agrotóxicos. O Governo do Estado decidiu abrir para consulta pública a proposta do novo decreto estadual de agrotóxicos para que toda a sociedade catarinense participe e faça sugestões que achar pertinentes”, observa o responsável pela fiscalização. A minuta pode ser acessada pelo site da Secretaria da Casa Civil.

Consulta Pública On Line
O Consulta Pública On Line é uma ferramenta disponibilizada pela Casa Civil que permite ao cidadão fazer contribuições em anteprojetos de lei e minutas de decreto do Poder Executivo. Qualquer pessoa poderá visualizar as consultas públicas em andamento ou finalizadas, sem necessidade de se cadastrar. Caso deseje fazer uma contribuição, o usuário deverá preencher um formulário com informações como nome, email e município, tudo muito simples e didático. Após a conclusão do cadastro, o cidadão estará apto a enviar suas propostas.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada