dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Manejo      
Alternativas forrageiras são apresentadas a produtores de leite no RS
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater/RS-Ascar
29/08/2014

A alfafa e o capim elefante BRS Kurumi podem ser uma boa opção forrageira aos produtores de leite. A sugestão foi apresentada na quarta-feira (27/08), em Não-Me-Toque, RS, pela Emater/RS-Ascar, durante Tarde de Campo sobre Leite. O evento, promovido pelo Governo do Estado e Prefeitura de Não-Me-Toque, reuniu pequenos produtores e lideranças regionais no Parque da Expodireto. “A alfafa é considerada a rainha das forrageiras pelos norte-americanos. É uma cultivar que tem até quatro vezes mais proteína que a silagem de milho”, comparou o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar Celso Siebert.

Para suprir a necessidade de energia dos animais, Siebert sugeriu o capim elefante BRS Kurumi. As touceiras de formato semiabertos desse capim crescem vigorosas e se adaptam bem a região, segundo o técnico.

Outro ponto destacado na Tarde de Campo em Não-Me-Toque foi a necessidade de adequar a quantidade de pasto ao número de bovinos que pastejam nos piquetes. O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Vinícius Toso sugeriu aos produtores que dividam suas áreas de pastagem em 31 piquetes, com a finalidade de dar à forrageira o tempo necessário ao rebrote, antes de o plantel leiteiro regressar ao primeiro piquete, um mês depois.

Para mostrar o quanto a adubação é importante o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar cortou e pesou uma porção de aveia retirada de dois pontos distintos de um piquete – uma das amostras de aveia era mais vigorosa do que a outra, porque o solo onde cresceu recebeu mais adubo.

Segundo o cálculo apresentado por Toso, seriam necessários 4,6 hectares para alimentar com aveia de baixa qualidade um plantel de 10 vacas. O mesmo plantel poderia ser alimentado em 0,8 hectares se a aveia fosse cultivada em solo bem adubado. “Piquete não é um palanque com fio choque. O produtor tem de avaliar o dimensionamento dos piquetes”, disse Toso.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada