dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura      
Mandioquinha-salsa: pesquisa busca soluções
Crescente redução nas áreas de produção, faz com que entidades de pesquisa se mobilizem para tentar recuperar sistema produtivo da cultura
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Anelise Macedo, Embrapa Hortaliças
02/09/2014

Demandas por parte do setor produtivo junto às prefeituras de Marechal Floriano e Domingos Martins, no Espírito Santo, relacionadas à produção de mandioquinha-salsa, levaram a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) a promover, em parceria com a Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural) e com a Secretaria de Agricultura de Domingos Martins, ações de transferência de tecnologia em áreas plantadas com a hortaliça. Essas áreas vêm sofrendo crescente redução, refletida, por exemplo, na diminuição da área cultivada, praticamente a metade dos 1000 hectares de anos anteriores. Para contribuir para o resgate da cultura no estado, quarto lugar entre outros estados produtores, o pesquisador Nuno Madeira cumpriu agenda, no final do mês de agosto, envolvendo visitas a lavouras e a unidades demonstrativas e também dois minicursos, em duas comunidades de Domingos Martins.

De acordo com o pesquisador, as visitas incluiram áreas de produção de mudas nas unidades demonstrativas, cujo plantio seguiu as tecnologias das Boas Práticas Agrícolas, conjunto de tecnologias que são utilizadas visando a obtenção de materiais com qualidade fitossanitária. Esses materiais alcançaram ótimos resultados no campo, uma realidade que remete, por sua vez, à questão dos problemas enfrentados pelos produtores que utilizam mudas sem esse "certificado de qualidade". Segundo Madeira, o problema com a produção da mandioquinha não diz respeito tão somente à questão das variedades, até porque o material plantado é o mesmo – cultivar Amarela de Senador Amaral, lançada pela Embrapa Hortaliças em 1988 e a mais plantada no País. "A variedade é a mesma, mas a diferença é que o material sadio tem o manejo para produção de mudas e não o manejo para produção de batatas", acentua.

"A questão tem muito a ver com a informação e os minicursos com os produtores, que devem atuar como agentes multiplicadores, vão destacar a importância da qualidade do material - se o produtor continuar utilizando muda de qualquer lavoura, sem a preocupação de saber se naquela área, por exemplo, existem problemas com nematoides, pragas e doenças, e utilizar esse material propagativo, os problemas vão só aumentar e se perpetuar", sentencia Nuno.

Juntamente com a validação do material plantado sob as condições das Boas Práticas Agrícolas, duas novas variedades de mandioquinha-salsa, plantadas em maio último em unidades demonstrativas, foram pré-avaliadas, já que a validação final e o respectivo lançamento estão previstos para ocorrer apenas em 2015.

Parceria
O pesquisador cumpre no Espírito Santo, desta vez no período de 02 a 05 de setembro, mais um compromisso de trabalho, ao participar da Semana Tecnológica do Agronegócio (STA), promovida pela Coopeavi – Cooperativa Agropecuária Centro Serrana, em Santa Maria de Jetibá, maior polo de olericultura da região capixaba. Na sede da cooperativa, vai proferir palestra sobre a tecnologia do Sistema Plantio Direto (SPD) e participar de reuniões com pesquisadores e técnicos da Incaper e do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. "A ideia é estreitar as parcerias com essas instituições e avançar mais em projetos conjuntos", define.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada