dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar    
Incra apresenta Plano Safra e inicia oferta de crédito para assentados da reforma agrária
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
MDA
16/09/2014

Um novo marco para a reforma agrária. Pela primeira vez, assentados vão ter acesso a crédito individual, ao invés de coletivo, como ocorria antes do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015. Com o recurso, eles poderão investir em projetos individuais e no bem estar da família. Isso significa autonomia e prevê desenvolvimento para os agricultores familiares. Até o fim do ano, cerca de R$ 3,75 milhões serão destinados a 24 mil assentados da reforma agrária, sendo que 90% dos beneficiados são mulheres.

A medida será apresentada nesta terça-feira (16) no Distrito Federal e em mais seis Estados: Ceará, Mato Grosso do Sul, Roraima, Pará, Pernambuco e Acre. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, fará o anúncio às 10h, no município de Formosa (GO), no entorno do Distrito Federal. Já o presidente do Incra, Carlos Guedes, faz apresentação das medidas, na mesa data, no município de Acará, no Pará.

Ciclos
Serão anunciadas também as demais ações do Plano Safra para Agricultura Familiar 2014/2015, que inclui medidas exclusivas para a reforma agrária no País. O evento marca o início da inédita modalidade de crédito. A nova rota é divida em quatro ciclos.

Cada família terá R$ 2,4 mil. O valor é referente ao Apoio Inicial I, modalidade que viabiliza o estabelecimento das famílias no assentamento e a aquisição de itens de necessidade básica, como roupas e produtos de higiene pessoal. Até o fim deste ano, 24 mil famílias serão beneficiadas com o mesmo modelo de crédito.

“O que queremos com essa nova rota de crédito é que a família vá resolvendo suas necessidades básicas, até começar a produzir. A intenção é que a família de assentados aumente a renda a ponto de não se endividar. Esse é o grande objetivo da nova rota: famílias desenvolvendo atividades produtivas e gerando renda com um projeto produtivo viável”, explica César Aldrigh, diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos do Incra.

As taxas de juros são de 0,5%, menores que as oferecidas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os assentados da reforma agrária que acessarem os créditos de Apoio Inicial I e II terão três anos para pagar e um bônus de 90%. Ou seja, ele só vai pagar 10% do valor do benefício.
Outras ações

As ações para assentados da reforma agrária continuam durante todo o mês de setembro. No dia 22, deverão ser entregues títulos de terras em 10 Estados (Pará, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe). O primeiro contrato com o Terra Forte será assinado no dia 24, em São Paulo. E no dia 26 serão criados mais 16 Projetos de Assentamentos.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada