dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Boas Práticas    
Extensionistas serão multiplicadores de boas práticas leiteiras
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Priscila Viudes, Embrapa Acre
25/09/2014

A adoção de técnicas simples pode melhorar a qualidade do leite e a renda dos produtores rurais. Para multiplicar o uso desses métodos em projetos de assentamentos do Acre, cerca de 30 técnicos de assistência técnica rural participam do curso “Sistema de produção de leite a pasto”. A capacitação, resultado da parceria entre o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio da Superintendência do Acre e a Embrapa Acre, começou no dia 22 de setembro e segue até sexta-feira, 26 de setembro, no auditório da Secretraria de Agropecuária.

“A ideia é mostrar que tecnologias com custo relativamente baixo podem aumentar a produtividade do rebanho, com preservação ambiental. Dessa forma, o produtor rural pode otimizar sua renda sem abrir novas áreas e manter Áreas de Preservação Permanente. Isso traz sustentabilidade para a propriedade, não só ambiental, mas também econômica e social”, afirma o analista da Embrapa Acre, Bruno Pena, uma dos organizadores do curso.

Cooperação técnica
O curso é direcionado para extensionistas que atuam em empresas contratadas pelo Incra para prestar assistência técnica em projetos de assentamento. A capacitação sobre pecuária de leite é a primeira de seis outras que serão ofertadas por profissionais da Embrapa até o final do ano. O contrato de cooperação técnica entre Incra e Embrapa, firmado em março, prevê um total de 16 cursos de formação até 2015. Os 350 participantes serão os responsáveis por atender 22 mil famílias nos 114 projetos de assentamentos acrianos, atuanda na multiplicação de conhecimentos tecnológicos.

“Os agentes de assistência técnica são o elo entre o conhecimento gerado pela pesquisa agropecuária e os produtores rurais e essa ligação é fundamental na Amazônia, onde precisamos considerar a propriedade rural de forma integral, a parte de floresta e a de agricultura”, disse o chefe-geral da Embrapa Acre, Eufran Ferreira do Amaral.

Para o superintende do Incra, Reginaldo Ferreira da Silva, é importante os extensionistas se atualizarem porque a ciência está em constante evolução. “É preciso levar sempre as melhores alternativas para a sociedade rural, buscando qualificar os serviços prestados para o homem do campo”.

Pasta do Produtor de Leite Acreano
O atual curso aborda as tecnologias que compõem a Pasta do Produtor de Leite Acriano, publicação da Embrapa Acre que reúne técnicas de manejo em pastagens com adoção de cercas elétricas e pastejo rotacionado, métodos que evitam a degradação do pasto, causado pela superlotação, um dos principais problemas enfrentados pelos produtores da região. Outro destaque é o uso de cana com uréia na suplementação do rebanho leiteiro, prática utilizada durante o período seco que permite manter os animais bem alimentados, mesmo quando as pastagens apresentam baixa capacidade nutricional.

Os participantes também estão aprendendo sobre as vantagens do uso de leguminosas como o amendoim forrageiro e da arborização de pastagens, tecnologias que ajudam a melhorar a qualidade da alimentação do rebanho, conferem conforto térmico ao gado e protegem o solo contra a erosão e outras intempéries. As vantagens do uso do manejo sanitário, da inseminação artificial e das boas práticas na ordenha também são destaque no curso. 
 
Serviço
O que: Curso “Sistema de produção de leite a pasto”.
Quando: Até sexta-feira, 26 de setembro
Horário: 8 às 17 horas
Local: Parte teórica – Auditório da Seap, R. Aviário, 315 – Aviário
Parte prática, na quinta-feira 25 de setembro, Rancho JL, AC 10, km 22, Ramal do Flaviano, Porto Acre

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada