dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Tecnologia  
Projeto de reaproveitamento de resíduos de maracujá ganha prêmio CREA-RJ de Meio Ambiente
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Aline Bastos, Embrapa Agroindústria de Alimentos
20/10/2014

O empresário Sandro Reis, da Indústria Extrair de produção de óleo de maracujá acaba de ganhar o prêmio CREA-RJ de Meio Ambiente, em reconhecimento pelo seu projeto de reaproveitamento de resíduos de maracujá, desenvolvido em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos e Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). O prêmio busca valorizar ações que preservem o meio ambiente, protejam os recursos naturais e contribuam para o equilíbrio ambiental, gerando qualidade de vida para a população.

A indústria Extrair capta as sementes sujas com restos de cascas, polpa e arilo, nas indústrias de sucos e polpas de maracujá, instaladas no Estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Então, limpa e purifica as sementes por meio de um processo inédito desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF e Embrapa, que reduz a quantidade de água e energia utilizada, evitando fermentação e deterioração do óleo extraído. Este óleo produzido é comercializado para indústrias farmacêuticas e cosméticas do Brasil e do exterior. O resíduo resultante do processo é destinado às indústrias cosméticas como esfoliante, evitando, assim, o descarte no ambiente. "Esse é um prêmio para toda a equipe do projeto Arranjo Produtivo Local do Maracujá, coordenado pelo pesquisador Sérgio Cenci, da Embrapa Agroindústria de Alimentos. A nossa intenção é ampliar o projeto e reaproveitar as sementes das indústrias de produção de sucos e polpa de maracujá de todo o Brasil, para gerar mais emprego e renda, tanto na indústria quanto no campo, e assim reduzir o impacto ambiental da cadeia produtiva", afirma Sandro Reis.

A Extrair possui capacidade de processar até 200 kg por hora de semente seca de maracujá, com rendimento de 100 litros por hora de óleo bruto; mas já planeja ampliação e automatização de sua linha de produção. Recentemente, aprovou mais um projeto de inovação de inovação junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) para o aproveitamento do farelo desengordurado da semente, resultante da extração do óleo, gerando um produto de alto valor nutricional para a indústria alimentícia. Esse farelo possui compostos antioxidantes, é rico em proteínas e fibras alimentares, não possui glúten; podendo substituir em até 25% a farinha de trigo na fabricação de bolos, pães e biscoitos integrais.

A Indústria Extrair já foi agraciada com vários prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Brasil de Engenharia, Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho, Prêmio Firjan de Ação Ambiental, Prêmio Peter Muranyi e Green Project Awards Brazil. Além disso, em 2013, foi considerado "case de sucesso" na Conferência ETHOS e na Conferência ANPEI de Inovação Tecnológica.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada