dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar      
Seguro da Agricultura Familiar garante a renda de trabalhadores rurais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
MDA
20/10/2014

Agricultoras e agricultores familiares que acessam operações de custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) têm mais segurança para produzir. Isso porque além do crédito, os produtores que contratam o benefício contam com o apoio do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf). O seguro é concedido a agricultores em caso de prejuízos causados por eventos adversos como seca, geada, granizo, chuva excessiva, vendaval, ventos frios, variações intensas de temperatura e doenças provocadas por fungos ou pragas sem método difundido de combate.

A taxa para adesão ao seguro é de apenas 2%. Para lavouras irrigadas e para a região do semiárido nordestino a taxa é ainda menor, somente 1%.

Foi com o auxílio que o agricultor familiar Jonas Jessé, de 27 anos, deu continuidade aos projetos da família. Em setembro de 2013, uma forte geada, que atingiu o sul do País, destruiu o plantio de trigo e soja e ameaçou o sonho de Jonas de ampliar a renda da família com o trabalho no campo. “Se não fosse o seguro, eu ficaria com um prejuízo muito grande e teria que parar de plantar. Daria fim a uma atividade que executo com prazer há 12 anos”, relata.

No modelo atual do SEAF, válido até o fim deste ano, o segurado tem cobertura de 100% do valor financiado e direito a mais uma parcela - calculada a base de 65% da renda líquida e limitada a R$ 7 mil por agricultor/ano. Já no modelo aprovado pelo Conselho Monetário Nacional, que começa a valer em janeiro de 2015, o seguro vai cobrir a renda esperada da lavoura. O valor segurado terá limite correspondente ao financiamento da lavoura mais R$ 20 mil e terá também limites conforme o tipo de cultura financiada.

“Esta é mais uma melhoria da política para a Agricultura Familiar. Com o novo seguro o agricultor tem ainda mais segurança para investir e produzir, porque além do custo de produção passa a ter cobertura de parte da renda esperada. É um novo conceito, que protege a expectativa de renda do agricultor e não só o custo de produção”, explica o ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller.
 
Como solicitar
Para garantir a cobertura do SEAF, o agricultor precisa tomar alguns cuidados que começam na hora de contratar o financiamento. É importante verificar se a cultura, a área financiada e a produtividade previstas no contrato estão de acordo com o que de fato será plantado. A lavoura também precisa seguir os indicativos do zoneamento agrícola para tipo de solo, locais e épocas de plantio e cultivares, além de observar as áreas de preservação conforme a legislação ambiental.

O pedido de cobertura pode ser feito quando os prejuízos forem iguais ou superiores a 30% e não há irregularidades na lavoura. Para tanto, é preciso ir à agência do banco onde o financiamento foi contratado, levar as notas fiscais dos insumos adquiridos e formalizar a Comunicação de Ocorrência de Perdas (COP).

No caso de eventos contínuos como estiagem, a COP pode ser feita até duas semanas antes da época prevista para a colheita. No caso de eventos com data definida como granizo e geada durante a colheita, a COP deve ser feita logo após o evento.

É importante lembrar que qualquer modificação na lavoura, inclusive a colheita, só pode ser feita após vistoria do técnico de comprovação de perdas.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada