dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Pesquisa      
Fórum discute projetos de pesquisa para o babaçu no MA
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Márcia de Faria, Embrapa Cocais
28/10/2014

O IV Fórum BabaçuTec, realizado pela Embrapa Cocais, junto com a diretoria de Transferência de Tecnologia da Embrapa e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), começa nesta terça-feira (28) e vai até a próxima quinta-feira (30), na sede da Embrapa Cocais, em São Luís-MA.

A reunião anual sobre Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Transferência de Tecnologias (TT) para o Babaçu chega a sua quarta edição com o objetivo específico de iniciar a elaboração participativa de projetos de P&D e TT da Embrapa Cocais, envolvendo essa palmeira nativa, de cuja cadeia de valor estima-se que vivam cerca de 300 mil famílias maranhenses.

Memória
Para chegar a essa etapa dos trabalhos, o Fórum BabaçuTec em anos anteriores iniciou a discussão sobre o tema ‘Babaçu', explorando o assunto em suas vertentes técnicas e práticas. Em 2013, após dois eventos voltados para a área técnica e de pesquisa, o BabaçuTec se abriu para o diálogo com as comunidades que tradicionalmente exploram o babaçu no Maranhão, que são as quebradeiras de coco, os agroextrativistas e os agricultores familiares.

No fórum de 2013, com a participação de diversos representantes desses segmentos específicos da sociedade, foram levantados problemas e demandas referentes ao agroextrativismo, ao processamento e à comercialização de produtos do babaçu no Maranhão. Posteriormente, foi  definida a realização de quatro oficinas regionais para discutir o assunto.

A partir de amanhã, neste fórum de 2014, a meta será apresentar as demandas identificadas no III BabaçuTec e discutidas nas oficinas regionais realizadas durante o primeiro semestre deste ano e, a partir delas, formar grupos de trabalho para elaborar projetos preliminares nos quais a Embrapa Cocais possa trabalhar nos próximos anos, visando atender às reivindicações dessas comunidades maranhenses.

"Nas quatro reuniões regionais foram detalhadas e priorizadas as cerca de 40 demandas da sociedade elencadas no III BabaçuTec. Agrupamos essas solicitações iniciais em cinco grupos temáticos e a missão, agora, é que cada grupo elabore, nos próximos três dias, redações participativas de projetos preliminares de P&D e TT para execução, pela Embrapa Cocais e seus parceiros, entre os anos de 2015 a 2018", disse o coordenador do evento, Marcelo Cavallari, que é pesquisador na Embrapa Cocais.

Com a realização do IV BabaçuTec, a Embrapa Cocais consolida a nova tendência da Empresa, que é ouvir e procurar, de forma participativa, atender às demandas das comunidades para as quais seus projetos de P&D e TT são desenvolvidos.

"Queremos, cada vez mais, aprofundar o debate com todos os segmentos da sociedade, colocando a Embrapa como empresa parceira da comunidade", disse Cavallari.

Público
O IV BabaçuTec é dirigido a organizações de quebradeiras de coco e de agroextrativistas do babaçu que tenham participado das oficinas regionais realizadas no primeiro semestre de 2014, além de segmentos dos governos Federal e Estadual, organizações não governamentais, fundações, institutos de pesquisa e universidades, que poderão contribuir para a elaboração e execução de projetos de pesquisa e transferência de tecnologia relacionados ao agroextrativismo familiar do babaçu no Maranhão.

Local
O encontro será realizado em horário comercial, na sede da Embrapa Cocais, que fica na avenida São Luís Rei de França, nº 1, quadra 11, lote 4, Jardim Eldorado/Turu, em São Luís-MA.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada