dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Tecnologia      
Petrópolis incentiva cultivo familiar de banana e ponkan
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Paulo Filgueiras, Programa Rio Rural - Seagri RJ
29/10/2014

Estimular o cultivo da banana e da tangerina ponkan, com ênfase nas tecnologias de produção sustentável e diversificada da agricultura familiar, para fornecimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Esse foi o objetivo do dia de campo promovido pela secretaria estadual de Agricultura (através da Emater-Rio e do Programa Rio Rural) e pela Prefeitura de Petrópolis na microbacia Secretário, no dia 21 de outubro. A atividade reuniu cerca de 30 produtores e técnicos das microbacias Brejal, Bonfim e Caxambu, além dos municípios vizinhos de Areal e Duque de Caxias.
 
Na ocasião, o supervisor local da Emater-Rio, Nelson Buarque Júnior, apresentou as principais características de cultivo e manejo da ponkan, destacando aspectos como o preparo e a escolha do terreno, a importância da utilização de mudas certificadas e o uso de adubação de cobertura. Já o biólogo e técnico agrícola da Emater-Rio em Rio das Flores, José Maria Novaes, abordou alguns aspectos de manejo e de tratos culturais da banana, como espaçamento, tipo de mudas, adubação de covas, combate a pragas e doenças e colheita.
 
Executor do Rio Rural na cidade imperial, André Azevedo falou sobre técnicas de conservação do solo e também de irrigação na fruticultura. Segundo ele, a ideia é capacitar agricultores para que diversifiquem sua produção. “Essa prática permite, entre outras coisas, o aproveitamento de áreas não adequadas para atividades de olericultura e floricultura, aumenta a diversidade biológica dos sítios, eleva as possibilidades de conquista de outros nichos de mercado e garante maior oferta de produtos para o abastecimento local”, explicou o técnico agrícola.
 
O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção e engenheiro agrônomo da Emater-Rio, Leonardo Faver, ressalta que existe demanda pela banana na merenda da rede pública local, formada por aproximadamente 50 mil estudantes, matriculados em cerca de 180 unidades de ensino fundamental.

“Petrópolis possui apenas um agricultor fornecendo essa fruta para a merenda. Mesmo superando o percentual mínimo estabelecido pela legislação para aquisição de alimentos da agricultura familiar, precisaríamos de, pelo menos, outros 20 fornecedores de banana para atender plenamente todas as escolas”, analisou.
 
Marcos de Moura Abdon vive há 17 anos na localidade Posse dos Coqueiros, no distrito de Pedro do Rio. Com apoio da família, cria gado de leite, produz húmus de minhoca e planta quiabo, beterraba, nirá e banana, sendo esta fruta o cultivo predominante no sítio. Toda produção é vendida no Hortomercado de Itaipava e também sob encomenda. Para ele, o dia de campo foi uma chance de atualizar os conhecimentos sobre o manejo da fruta. “Tenho uma lavoura muito variada para subsistência, mas a banana, para vendas, é a que mais compensa, tanto in natura, quanto processada. Estou há 13 anos cultivando essa fruta e não pretendo parar”, disse.
 
Também participaram do evento representantes da empresa Pardal Tecnologia para Agroindústria, que apresentaram modelos de desidratadores compatíveis para a produção de banana passa. No encerramento, houve a distribuição de 500 mudas de três variedades de banana tipo prata aos participantes.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada