dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Sanidade animal      
Agricultores familiares são capacitados para o uso da homeopatia animal na BA
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
EBDA
07/11/2014

Agricultores familiares do município de Pintadas, BA, participaram do curso Uso da homeopatia no manejo sanitário de animais (bovinos leiteiros, ovinos e caprinos). A homeopatia animal, além de prevenir e tratar doenças que ameaçam a sanidade do rebanho, não contamina o meio ambiente, os animais, a carne, o leite e quem manuseia o medicamento. A capacitação promovida pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) teve início na terça-feira (4/11) e foi encerrada nesta quinta-feira (6/11).

O médico veterinário da empresa, Antônio Vicente Dias, especialista em homeopatia animal e responsável pelo curso, destaca que o uso da homeopatia no manejo sanitário permite que os produtos sejam mais saudáveis, por serem livres de resíduos químicos. “A homeopatia animal tem por princípio restabelecer a saúde do animal de maneira equilibrada”.

Nos três dias de curso, dividido entre aulas teóricas e práticas, Vicente Dias abordou a homeopatia com foco em seus dados históricos e a perspectiva de futuro. Também orientou quanto à utilização da homeopatia na pecuária, com exemplos de casos específicos aplicados em animais leiteiros.

Na aula prática, os agricultores familiares aprenderam a prevenir e controlar as mamites (Inflamação das glândulas mamárias). “Através do curso, os participantes poderão ampliar e aperfeiçoar a prática e repassar o conteúdo para outros produtores”, explica Dias.

Referência
A EBDA é pioneira no país na utilização da homeopatia animal, conjugando pesquisa e assistência técnica. Em 2013, mais de 500 agricultores familiares foram capacitados para desenvolver a técnica no Estado. A utilização de homeopatia na pecuária, além de eficiente no combate e prevenção de doenças do rebanho, pode reduzir em mais de 80% os gastos com produtos veterinários de origem alopática (medicamento tradicional).

Os trabalhos de pesquisa com o uso da homeopatia na EBDA iniciaram em 2003. Os experimentos acontecem na Estação Experimental de Aramari, na região de Alagoinhas, e na Estação Experimental de Caraíbas, na região de Juazeiro. “As estações experimentais da empresa podem ser as únicas no mundo que utilizam homeopatia e produção orgânica”, ressalta o médico veterinário Antônio Dias, responsável por implantar a técnica na EBDA.

Resultado
O agricultor Tomohide Takename (56), morador do município de Mata de São João, resolveu mudar a forma de cuidar do seu rebanho e lavoura, adotando a homeopatia em substituição ao uso dos agrotóxicos. “A partir do suporte técnico da EBDA, consegui enxergar a importância de combater as doenças do meu rebanho com os produtos naturais e, com isso, aumentei minha produção de leite e carne”, observou.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada