dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Solo      
Novas técnicas ajudam na determinação de carbono orgânico do solo
Baixe o PDF Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Solos
12/11/2014

A determinação do carbono orgânico do solo é cada vez mais importante, até para a elaboração de políticas públicas. Métodos desenvolvidos pela Embrapa, como a determinação de carbono orgânico do solo por espectroscopia na região do infravermelho próximo (NIR) são confiáveis e já a partir de 2015 estarão na rotina dos laboratórios da empresa.

Essas e outras técnicas analíticas multivariadas serão debatidas nos dias 04 e 05 de dezembro, na Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), durante o 1o Workshop de Aplicações de Espectroscopia NIR e Quimiometria em Análise de Solos.

"As principais vantagens da espectroscopia NIR que a tornam promissora para análise de outros atributos do solo, além do carbono orgânico, são sua rapidez (uma análise por ser feita em menos de dois minutos); não há necessidade de preparo de amostras (usa-se a terra fina seca ao ar); não necessita de reagentes químicos (é um método "limpo", pois não gera resíduos químicos); é uma técnica analítica não-destrutiva (a amostra pode ser armazenada e reutilizada várias vezes) e é uma técnica de baixo custo, com potencial para realização de milhares de análises por semana, conta o analista da Embrapa Solos André Marcelo de Souza, coordenador do evento.

Já a quimiometria é uma área originada da química analítica que emprega métodos matemáticos, estatísticos e computacionais para extrair informações relevantes de conjuntos de dados multivariados. Espectroscopia NIR e a quimiometria andam juntas, pois se a espectroscopia NIR depende da quimiometria para uma interpretação mais eficiente dos dados espectrais, a quimiometria se beneficia do tipo e da elevada quantidade de informação espectral gerada para o desenvolvimento de novos métodos em seus diversos campos, tais como calibração multivariada, reconhecimento de padrões e planejamento de experimentos.

O workshop pretende oferecer a oportunidade de conhecer o trabalho de pesquisadores da Embrapa e de universidades parceiras (UNICAMP, UFMG e UTFPR) aplicado à ciência do solo e outras áreas de interesse agronômico. Também serão debatidos alguns gargalos da técnica, como o custo dos equipamentos e a etapa de tratamento de dados (que requer conhecimentos de quimiometria).

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR) é parceira da Embrapa Solos na realização do evento.

A inscrição gratuita pode ser feita pelo e-mail cnps.eventos@embrapa.br.

Clique aqui para acessar a programação.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada