dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Sistemas de Produção  
Simpósio traça objetivos para reforçar a agricultura inteligente
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Instrumentação
26/11/2014

Uma carta cujas contribuições buscam reforçar a agricultura inteligente no Brasil e que deverá ser encaminhada para representantes de diferentes setores da sociedade civil é o resultado de três dias de discussões realizadas no Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária. O SIAGRO 2014 marcou a comemoração dos 30 anos da Embrapa Instrumentação, em São Carlos (SP).

O evento reuniu - entre os dias 18 e 20 de novembro - cerca de 500 especialistas na temática do Brasil e exterior, com apresentação de 184 trabalhos científicos, dez palestras e quatro mesas-redondas. O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, foi um dos debatedores da mesa-redonda “Construindo o futuro” e destacou a importância do planejamento e da inteligência estratégica para alcançar os objetivos no futuro.

O diretor de Pesquisa & Desenvolvimento, Ladislau Martin Neto, acompanhou as apresentações científicas e também o Business Day, um modelo inovador no âmbito da Embrapa, que reuniu empresários, mídia e instituições de pesquisa, para lançamentos de três livros, apresentação de tecnologias em ação e a realização de provas de conceito em condições de campo sobre novidades ligadas à agricultura inteligente e internet das coisas, entre as quais, um robô inspirado no projeto do Curiosity (enviado pela NASA ao planeta Marte).

Durante as discussões estiveram presentes o ex-ministro e fundador da Embraer Ozires Silva; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) Carlos Pastoriza; o ex-reitor da USP e presidente da Fundação Bunge Jacques Marcovitch; o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) João Fernando Gomes de Oliveira; o engenheiro da NASA Ivair Gontijo; a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Mônika Bergamaschi; o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público Carlos Ari Sundfeld; o presidente da Fundação Portinari João Cândido Portinari; o jornalista e empresário Rodrigo Mesquita, além de expoentes da academia em diversos temas.

Temas de fronteira
O conceito que inspirou o SIAGRO 2014 foi a Agricultura Inteligente ou SmartAgriculture, que engloba a utilização de eletrônica, sensores e informática aplicados à agricultura, buscando desenvolver uma agricultura mais avançada e eficiente. Contempla ainda a inserção das tecnologias convergentes, que englobam a nanotecnologia, TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), biotecnologia e ciências cognitivas, as quais segundo relatório da National Science Foundation, dos Estados Unidos, terão impactos decisivos em todas as áreas do conhecimento, dos negócios, da economia e da humanidade em geral.

As discussões resultaram em várias propostas de encaminhamento para reforçar a agricultura inteligente, entre as quais podem ser destacados:

· Promover a instrumentação e automação como um tema amplo, que deve ser priorizado em políticas públicas, nas agendas de instituições de ensino e pesquisa, nas agências de fomento e em empresas privadas ligadas a agricultura como forma de automatizar ou semiautomatizar processos e atividades no campo, em uma estratégia de atrair empreendedores e uma nova geração profissionais com atuação no campo;

· Criar e operar “ferramentas de Inovação” como “Foresight” (antecipação de futuros possíveis), “Think Tanks” e Observatórios de Inovação baseados em métricas e indicadores de inovação; 

· Apoiar a urgente e necessária inovação institucional a ser construída pelo Estado brasileiro que redunde em estruturas mais ágeis e flexíveis, jurídica e comercialmente, voltadas para parcerias público-privadas em inovação e gestão para negócios.

· Aproveitar oportunidades junto aos países desenvolvidos e em desenvolvimento, em especial, dos BRIC’s (Brasil-Rússia-Índia-China) e outros países da América Latina, África e Ásia, para gerar empresas “spin-offs” e possivelmente, “spin-outs”, “start-ups”, “clusters” e parques tecnológicos, implementando parcerias no desenvolvimento e ou como beneficiárias de processos de transferência de tecnologia, inovação e conhecimento;

· Incentivar a publicação de artigos, em revistas jurídicas, que relatem os resultados positivos das parcerias público-privadas baseadas na utilização da Lei de Inovação;

· Estimular a iniciativa privada a criar check-off programs, a exemplo dos existentes nos Estados Unidos.

Na avaliação do chair do evento, o pesquisador Silvio Crestana, “o SIAGRO superou as expectativas. Está claro que se inicia um novo ciclo na agricultura e na ciência, o da agricultura inteligente, com a incorporação de novas tecnologias e inovações, algumas sofisticadas e outras mais simples, muito bem abordadas durante o evento. O fórum abriu um diálogo e estabeleceu sintonia fina com novos atores: empresários, mídias sociais e potenciais investidores além de cientistas, dirigentes institucionais, beneficiários, usuários e parceiros”.

“Ficou evidente que o sucesso da construção do futuro passa pela integração de todos esses atores, públicos e privados e pelas sinergias estratégicas daí consequentes e desejáveis. Tal integração deve ser traduzida em ações concretas e coordenadas, que redundem em ganhos de competitividade e sustentabilidade à nossa agricultura, ciência, mercado e sociedade. Um dos grandes desafios da lição de casa a ser feita será aumentar a eficiência de nossas instituições e pavimentar, com criatividade e competência, novas estruturas que estimulem e viabilizem o novo ciclo da agricultura inteligente”, finalizou Crestana.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada